O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) registrou, pouco antes das 17 horas desta quarta-feira (31), a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Ele chegou à Secretaria Geral da Casa acompanhado dos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Raul Jungmann (PPS-PE) e de militantes do PSDB. Dizendo-se confiante na possibilidade de disputar o segundo turno, ele foi o primeiro dos três concorrentes a formalizar a candidatura e criticou a divisão da Câmara em blocos partidários.

continua após a publicidade

"A formação dos blocos mostra que a crise na base do governo está repercutindo dentro da Câmara. Isso não é bom. Temos de reafirmar a relação da autonomia e independência da Câmara e respeito ao governo federal", afirmou. Na avaliação de Fruet, a movimentação do PT para formar um bloco com PMDB e outros seis partidos revela insegurança dos articuladores da candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP).

"Isso é sinal de que não há certeza em relação ao resultado, de que não há controle sobre o comportamento dos partidos da base aliada. Mas isso não é um problema da Câmara, nem do País, nem do Congresso. Isso é problema de quem quer construir a maioria para o governo", disse.

continua após a publicidade