O secretário nacional de Aqüicultura e Pesca (Seap), ministro José Fritsch, assina hoje em Foz do Iguaçu diversos convênios com a hidrelétrica de Itaipú, como parte do projeto Mais Peixe em Nossas Águas, que tem como meta promover a pesca sustentável na Bacia do Paraná III e se enquadra no Programa Fome Zero do governo federal.
O ministro oficializa o convênio assinado recentemente com Itaipu para a entrega de 300 tanques-redes a pescadores brasileiros e paraguaios. Assina também convênios para a demarcação e zoneamento do reservatório da usina. Itaipu já fez o levantamento das bacias dos rios São Francisco Falso, São Francisco Verdadeiro e parte do Ocoí. O convênio que está sendo assinado com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca estende o levantamento aos rios da região de Guaíra.
Outro convênio entre a Seap, Itaipu e prefeituras lindeiras prevê a recuperação dos pontos de pesca no lago, acessos e construção de banheiros, alojamentos, pontos de águas e pias para descame, para utilização pelos pescadores.
Participam das assinaturas os diretores-gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e Victor Bernal, respectivamente, os diretores de coordenação de ambas as margens, Ramón Romero (Paraguai) e Nelton Friedrich, além de representantes de ministérios, prefeitos, secretários e deputados da região, representantes do Banco do Brasil ? que financiou tanques-redes em Santa Terezinha de Itaipu através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), de universidades, da Marinha, do Ibama, das colônias e associações de pescadores profissionais, da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e do Conselho dos Municípios Lindeiros.
Após a assinatura dos convênios, o ministro visita o Canal da Piracema, que permite que os peixes transponham a barragem para desovar no reservatório, e acompanha a soltura de peixes. Depois, Fritsch participa, no Refúgio Biológico Bela Vista, dá aula do curso de formação de guias de pesca esportiva, oferecido pelo Ibama.