Fritsch assina convênios para promover pesca sustentável em Foz

O secretário nacional de Aqüicultura e Pesca (Seap), ministro José Fritsch, assina hoje em Foz do Iguaçu diversos convênios com a hidrelétrica de Itaipú, como parte do projeto Mais Peixe em Nossas Águas, que tem como meta promover a pesca sustentável na Bacia do Paraná III e se enquadra no Programa Fome Zero do governo federal.

O ministro oficializa o convênio assinado recentemente com Itaipu para a entrega de 300 tanques-redes a pescadores brasileiros e paraguaios. Assina também convênios para a demarcação e zoneamento do reservatório da usina. Itaipu já fez o levantamento das bacias dos rios São Francisco Falso, São Francisco Verdadeiro e parte do Ocoí. O convênio que está sendo assinado com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca estende o levantamento aos rios da região de Guaíra.

Outro convênio entre a Seap, Itaipu e prefeituras lindeiras prevê a recuperação dos pontos de pesca no lago, acessos e construção de banheiros, alojamentos, pontos de águas e pias para descame, para utilização pelos pescadores.

Participam das assinaturas os diretores-gerais brasileiro e paraguaio de Itaipu, Jorge Samek e Victor Bernal, respectivamente, os diretores de coordenação de ambas as margens, Ramón Romero (Paraguai) e Nelton Friedrich, além de representantes de ministérios, prefeitos, secretários e deputados da região, representantes do Banco do Brasil ? que financiou tanques-redes em Santa Terezinha de Itaipu através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), de universidades, da Marinha, do Ibama, das colônias e associações de pescadores profissionais, da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e do Conselho dos Municípios Lindeiros.

Após a assinatura dos convênios, o ministro visita o Canal da Piracema, que permite que os peixes transponham a barragem para desovar no reservatório, e acompanha a soltura de peixes. Depois, Fritsch participa, no Refúgio Biológico Bela Vista, dá aula do curso de formação de guias de pesca esportiva, oferecido pelo Ibama.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo