A partir do próximo fim de semana, dias 3 e 4 de junho, o Zoológico de Curitiba funcionará em novo horário – das 8h30 às 17h, o mesmo horário de terça a sexta-feira. O fechamento do zoológico 30 minutos mais cedo aos sábados e domingos é necessário por causa da redução da luz e das temperaturas mais baixas no outono e inverno. Neste período, os animais costumam se recolher antes, porque fica escuro mais cedo.
Apesar da redução do horário e da baixa temperatura nestes meses, os dias iluminados podem garantir um passeio muito agradável ao zoológico. Na estação fria, o ar fica menos denso e o céu mais azul, o que torna as cores ainda mais bonitas. Os dias de sol com temperaturas mais amenas também favorecem o passeio, já que o local tem 530 mil metros quadrados e 1.800 animais, entre mamíferos, aves e répteis para serem vistos.
A recomendação para quem decidir fazer o passeio é sempre chegar mais cedo, com pelo menos 1h30 antes do fechamento, para que seja possível ver o máximo de animais. Além de ver de perto os bichos, o passeio ao zoológico é uma oportunidade para aprender mais sobre eles.
Em uma das casas do Centro de Educação Ambiental há uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), além de patas, bicos e crânios que podem ser observados pelo público. Na outra, há exposições fotográficas e atividades lúdicas. Nas duas unidades, técnicos do zoológico estão disponíveis para orientar e dar informações aos visitantes. O jornal mural do zôo é sempre atualizado. Durante a semana, alunos a partir da 3ª série podem fazer visitas orientadas, que duram duas horas.