A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura alerta a população para a manutenção e vistoria periódicas nos equipamentos a gás instalados nas casas e apartamentos na época de frio. O objetivo é aumentar a segurança dos moradores e evitar ocorrências que podem levar à morte pela inalação do monóxido de carbono liberado pelos aparelhos em local fechado.
O engenheiro da Cosedi Jorge Castro explica que o maior risco é de queima inadequada do gás, com a conseqüente produção do monóxido de carbono. Castro lembra que a inalação do monóxido não é percebida, porque não tem cheiro, provocando desmaio e até a morte. "O vazamento do gás pode provocar intoxicação e também uma explosão", alerta.
Para garantir mais segurança, recomenda o engenheiro da Cosedi, o ambiente onde ficam os equipamentos deve ser arejado, com ventilação permanente. Os moradores e síndicos devem solicitar vistorias periódicas para detectar possíveis vazamentos na tubulação e em equipamentos ligados à botijões.
Durante a vistoria, os técnicos avaliam as condições do ambiente e dos equipamentos. O não cumprimento das normas pode resultar em multa de até R$ 5 mil e na interdição do equipamento para garantir a segurança no local.
