Frieza marca festa do vencedor Raikkonen na Austrália

A maneira de expressar-se é sempre a mesma, seja para falar de uma conquista extraordinária, como a de ontem, seja para comentar o acidente de um colega. O piloto finlandês Kimi Raikkonen foi o homem costumeiro depois de estrear na Ferrari com vitória, pole position e melhor volta na etapa de abertura do Mundial, em Melbourne.

Sua indiferença a tudo, ao menos aparente, ratifica a cada experiência o apelido de ‘homem de gelo’. Indiferente ou não, Raikkonen já lidera o Mundial de Fórmula 1 com 10 pontos, diante dos três de Massa.

‘Fazia muito tempo que não ouvia o hino da Finlândia. Já o da Itália escutava a toda hora’, brincou, esboçando um sorriso. Sua última vitória havia sido em Suzuka, Japão, em 2005, com McLaren. Ontem foi a décima vitória de Raikkonen na categoria.

O hino da Itália é tocado a cada vitória da Ferrari. ‘Sim, é verdade, Michael Schumacher ligou, enquanto me dirigia para o pódio, mas quase não se ouvia nada’, comentou, com enorme indiferença.

Raikkonen esnobou Fernando Alonso, segundo colocado, ao seu lado na coletiva: ‘Não exigi 100%, não havia necessidade.’ Brincou com os concorrentes.

Na 46ª volta, o finlandês escapou da curva 3, sozinho. ‘Eu me distraí, estava pensando em outra coisa’, admitiu. ‘Acontece, quando você não necessita dar seu máximo.

E, ao ser questionado sobre o acidente que poderia ter sido sério, entre David Coulthard (Red Bull) e Alexander Wurz (Williams), na 48ª volta, falou: ‘Vi apenas no telão.’ Sua tranqüilidade na corrida foi tal que se deu ao luxo de desviar o olhar para os telões espalhados pelo circuito Albert Park.

‘Tive apenas uma dificuldade’, revelou. Pouco antes da largada o rádio deixou de funcionar. Nos comunicamos por placas. Como não fui exigido, cumpri o programado quanto aos pit stops e não tivemos problemas’, explicou, para que Fernando Alonso e Lewis Hamilton, da McLaren, sentados ao seu lado, compreendessem bem suas facilidades.

Raikkonen reconheceu não sentir muita diferença no comportamento do modelo F2007 com os pneus duros e os macios, como manda a regra agora, nova variável nas corridas. Segundo ele, a mudança no regulamento para esta temporada pouco alterou o seu andamento normal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo