As defesas civis dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul foram alertadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, quanto à possível ocorrência de chuva forte entre amanhã e quinta-feira. De acordo com a Sedec, a passagem de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil provocará pancadas de chuva com raios e ventos de até 75 quilômetros por hora em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no sul, sudoeste e oeste do Paraná.
No litoral da mesma região, entre hoje e quinta-feira, o mar ficará agitado. Em alto mar, a altura das ondas chegará a 3,5 metros em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e a 3 metros no Paraná, com propagação leste/sudeste. Portanto, durante este período é desaconselhável a prática da navegação para pequenas e médias embarcações.
O deslocamento da mesma frente fria, associada a áreas de instabilidade, provocará pancadas de chuva também no Mato Grosso do Sul. Em alguns momentos de amanhã, há risco de temporais com raios e ventos de até 70 quilômetros por hora, no sul do Estado. Na quinta-feira, há possibilidade de temporais no sul e no oeste do Estado.
A Sedec recomenda que a população evite áreas de alagamento e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).