Patrícia Barreto Gavronski
O mercado de franchising oferece aos potenciais investidores um significativo número de novas redes de franquia a cada ano. E esse número tem se tornado cada vez maior face à situação econômica do País e ao desejo dos empresários brasileiros de maximizar seus negócios. Acredito que, em poucos anos, esse mercado venha a crescer ainda mais rapidamente e, como potenciais investidores, possivelmente virão aqueles que atualmente apostam nos mercados de renda fixa e variável, visto que apenas um nicho muito pequeno irá conseguir viver apenas de renda.
Entre outros possíveis investidores que já circulam no mercado de franchising, estão aqueles que possuem capital disponível e o interesse em ter seu próprio negócio, ou ainda aqueles que buscam simplesmente o crescimento de seus rendimentos.
O que acontece é que, em alguns casos, franqueadores são alvos de especulação, ou seja, alguns candidatos a franquia que participam de todo o processo de seleção e, posteriormente, entram no negócio, mascaradamente, já possuem um objetivo diferente e pré-determinado: absorver toda a idéia e expertise do negócio e depois construir sua própria rede. Pode parecer absurdo, mas empresários que possuem uma boa marca e potencial para crescimento muitas vezes são atropelados por investidores gananciosos. Para isso, o mais importante, antes da tão desejada expansão, é a franquia concentrar esforços na sua formatação, ou seja, prevenir-se juridicamente, utilizando uma assessoria especializada e incluindo em sua documentação cláusulas de proteção, sigilo, confidencialidade e outras que venham a assegurar a preservação de seu know-how.
Por outro lado, existem também os franqueadores aventureiros, que possuem, por exemplo, apenas uma unidade, sem estrutura e sem nenhum conhecimento da lei e das obrigações do sistema, que se disponibilizam a vender franquias. Infelizmente -por incapacidade de seleção, falta de conhecimento e assessoria especializada nesse mercado -, alguns investidores, ingenuamente encantados com o sonho do negócio próprio, acabam sendo vítimas dessa falta de experiência.
As oportunidades no sistema de franquias são vastas, tanto para franqueados como para franqueadores. Entretanto, a seleção natural do sucesso irá mostrar para o mercado quais redes irão permanecer, assim como comprovará para os futuros franqueados que o estudo de um negócio, baseado em uma análise aprofundada e profissional, no momento da escolha da franquia, irá refletir no sucesso de seu desempenho futuro.
Se você tem espírito empreendedor e não tem perfil para seguir regras, faça por você mesmo, ou então seja um franqueado com espírito de rede, ajudando sua marca com idéias e sugestões. Já no caso de ser ou se tornar um franqueador, prepare-se, seja consciente e responsável pelos investimentos que terceiros realizam em seus negócios. No franchising o sucesso de todos depende do bom desempenho de cada um.
Riscos existem em todos os negócios, mas eles poderão ser sempre minimizados por ações previamente realizadas, com uma orientação profissional competente, nas fases de planejamento e análise da melhor franquia para investir, e principalmente na formatação de uma nova marca a ser franqueada.
Patrícia Barreto Gavronski é especialista em franchising, sócia do Grupo Machado, consultoria jurídica especializada em formatação de franquias e planejamento tributário.