A Sanepar já investiu mais de R$ 9,3 milhões na execução de obras de ampliação do Sistema de Esgoto em Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado. Com isso, até o final de 2007, a cidade vai contar com 65% de atendimento com coleta de esgoto doméstico, índice recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A meta da Sanepar é estender o benefício para 80% da população até 2010.
Para a gerente regional da Sanepar, Rita Camana, os investimentos demonstram a preocupação com o desenvolvimento, a infra-estrutura e as questões ambientais do município. As ampliações de rede, concluídas em meados do ano passado, já beneficiaram mais de 14 mil pessoas. Nestas obras, mais de 57,2 mil metros de rede de esgoto foram feitos.
Entre as obras em andamento, está a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Francisco Beltrão, que vai permitir aumento na capacidade de tratamento da estação de 50 para 120 litros por segundo. Estes empreendimentos devem ser concluídos até julho de 2007.
Conscientização
Além dos investimentos realizados no município, Rita Camana destaca o trabalho de conscientização ambiental desenvolvido pela Sanepar. ?Em cada um dos bairros onde foram concluídas as obras de ampliação de rede de esgoto, a empresa realiza o trabalho de conscientização sobre a importância do saneamento?, comenta.
Por meio do programa Se ligue na rede, os empregados da empresa percorrem cada uma das residências beneficiadas informando à população sobre o modo correto de realizar a ligação de esgoto e a importância da coleta e tratamento para a saúde pública e o meio ambiente.
Dois Vizinhos
Dois Vizinhos é outra cidade do Sudoeste que já conta com 60% de coleta de esgoto. Para chegar a esse índice, a Sanepar assentou aproximadamente 50 mil metros de rede coletora, garantindo que cerca de sete mil moradores da cidade contem com saneamento básico. O investimento é de R$ 2,7 milhões. Vale ressaltar que todo o esgoto coletado recebe tratamento.