A Secretaria de Estado do Turismo participa, a convite do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional, de estudos técnicos visando o fortalecimento do roteiro ?Foz ? Missões?. Algumas empresas de Foz do Iguaçu e de municípios da região das Missões do Rio Grande do Sul já ofertam o roteiro. No entanto, existem alguns problemas operacionais a serem solucionados para torná-lo um produto turístico de qualidade.
Integrando a região Sul do Brasil, o roteiro pretende reunir os municípios paranaenses de Foz do Iguaçu e Guaíra e os municípios gaúchos da região das Missões. Também vai integrar as missões jesuíticas da Argentina e Paraguai, num percurso aproximado de 420 km, oferecendo história, cultura e natureza.
Técnicos da Secretaria de Turismo e da Paraná Turismo, autarquia vinculada à pasta, percorreram o trecho compreendido entre Foz do Iguaçu (PR) e os municípios da região das Missões, no Rio Grande do Sul, para conhecer a infra-estrutura disponível, como hospedagem, rodovias e restaurantes; analisar os atrativos, equipamentos e serviços oferecidos ao longo do trajeto; detectar deficiências e dificuldades na implementação do roteiro turístico na macrorregião Sul do Brasil e propor soluções.
Os resultados da visita, a análise dos problemas e propostas serão apresentados e discutidos em reunião marcada para o próximo dia 28, em Curitiba, com o núcleo executor do projeto, que reúne representantes das duas regiões envolvidas, além dos técnicos estaduais da Secretaria, do Sebrae e do Senac .
A Secretaria de Turismo do Paraná coordena, em nível estadual, o Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, do Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria e o Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, o Sebrae-PR, o Senac-PR, o Pólo Iguassu e representantes dessas entidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com destaque ao Instituto dos Municípios das Missões.