O Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) vai divulgar em São Paulo, durante três dias, a partir desta quarta-feira (22), as principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu na segunda edição da Latin América and Caribean Icentive & Meetings Exhibition, a Lacime 2005. O evento, que acontece no espaço Transamérica Expo Center em São Paulo, passou a integrar esse ano o calendário brasileiro de grandes eventos internacionais.
Cerca de três mil empresários e profissionais de turismo e da imprensa do Brasil, mais 300 buyers (compradores) de todo o mundo são esperados na Lacime 2005. A promoção, da Reed Exhibitions Brasil, maior promotora de feiras de negócios da atualidade, conta com parceria Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem).
?Sem dúvida a Lacime está crescendo muito, principalmente porque reúne as maiores companhias promotoras de eventos do mundo?, afirma o diretor executivo do ICVB, Maurício Lupion. O órgão vai levar para São Paulo aproximadamente 100 cópias do novo CD-ROM do Destino Iguassu, mais 200 folders institucionais e cerca de 200 mapas turísticos de Foz do Iguaçu.
?Vamos atuar setorialmente, quer dizer, vamos trabalhar diretamente com quem vende os destinos?, destaca Lupion. Na Lacime, o ICVB quer comercializar Foz do Iguaçu por mais de um dia. De acordo com o diretor, os novos equipamentos e serviços disponíveis na cidade vão contribuir nessa etapa.
Outro segmento que será abordado na feira é o turismo de incentivo, oferecido por empresas e grandes grupos para funcionários e clientes preferenciais. Como exemplo Lupion citou um grupo de italianos, que chegou na segunda, 20, para uma visita de dois dias em Foz do Iguaçu. ?Esse tipo de turista tem toda a viagem custeada e com certeza acaba gastando mais com compras no destino?, revelou.
Essa será a segunda vez que o ICVB participa da Lacime. Lupion terá uma participação especial no Seminário da ICCA (International Congress & Convention Association) quinta, 23. O debate vai abordar ?A Arte da Comunicação entre Fornecedores e Clientes?, que será coordenada por Mariane Korten, gerente de Educação & Treinamentos da ICCA.
Integração
A Lacime deverá se consolidar como uma das mais importantes feiras de turismo profissional do Brasil. O evento tem uma ligação próxima com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e marca uma tendência de integração do turismo corporativo do continente.
Segundo João Luiz dos Santos Moreira, presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VCB), esse será uma forma de definir futuras ações em blocos em outras regiões do planeta. A Lacime representa ainda uma oportunidade para que lideranças regionais conheçam mais sobre o plano de Marketing Aquarela do Brasil, que a Embratur vem implantando no exterior.
A iniciativa consiste numa mudança da estratégia de promoção comercial do país, com resultados impressionantes na captação de negócios e mais turistas para o país. As ações, em parceria com a FBC&VB, possibilitam as empresas participar de feiras internacionais da Europa e manutenção dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) já instalados em Lisboa, Paris, Londres, Frankfurt e Milão.
A Lacime, que tem uma edição anual semelhante na Espanha, conta com apoio ainda do Ministério do Turismo.
A segunda edição da feira terá participação de 300 expositores e ocupará uma área útil de 8 mil metros quadrados. O ICVB vai participar de forma conjunta com a FBC&VB, num estande de 72 metros quadrados. O espaço será ocupado ainda pelos conventions de Londrina, Salvador, Campinas e Região, Espírito Santo, Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e Porto Seguro.