Brasília – O ministro da Previdência, Nelson Machado, anunciou nesta quinta-feira (25) que o Fórum Nacional de Previdência Social, que vai estudar como conter o déficit no órgão, vai ser instalado no dia 12 do próximo mês.
Criado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o fórum vai durar seis meses. Nesse período, os integrantes debaterão a necessidade de reformas para conter o déficit da previdência, que fechou 2006 em R$ 42 bilhões, e dar condições para se pagar os benefícios no futuro.
?O fórum está sendo construído para discutir a Previdência em 2030, 2040 e 2050?, disse Nelson Machado. ?Como a expectativa de vida está aumentando, nas próximas décadas será necessário um novo pacto entre os trabalhadores da ativa, que contribuem com o regime, e os aposentados, que trabalharam no passado?.
Em curto prazo, no entanto, o ministro descartou a possibilidade de que as discussões do fórum resultem em mudanças na Previdência Social. ?Qualquer reforma que for sugerida terá transição longa e levará anos para entrar em vigor?, disse o ministro. ?Quem vai se aposentar daqui a três, cinco ou dez anos não precisará correr, vamos respeitar todos os direitos adquiridos?, garantiu.
Pelas projeções do ministério, se a economia mantiver crescimento de 3,5% ao ano, o déficit da Previdência ficará estabilizado em torno de 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse cenário se baseia em estimativas menos otimistas que a do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê expansão do PIB de 4,5% em 2007 e de 5% ao ano nos próximos três anos.