Londres (Inglaterra) – Representantes de 47 países confirmaram participação no Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, previsto para realizar-se em Poto Alegre, de 29 deste mês a 2 de dezembro. A expectativa dos organizadores é de que 5 mil pessoas participem dos quatro dias de discussões de casos.
A informação é do consultor do fórum, Adriel Amaral, que participa até amanhã em Londres da 27ª World Travel Market. O estande do fórum foi dos mais visitados. ?É um orgulho vermos uma iniciativa brasileira sendo tão bem aceita no mundo?, afirmou.
De acordo com Amaral, o público esperado no fórum, esse não é leigo, mas formado por pessoas que trabalha na área de turismo dos setores público e privado e que por isso vão somar ao evento. ?Os fóruns são baseados em casos concretos. A gente não reúne autoridades e técnicos da área de turismo do mundo inteiro para discutir simplesmente turismo. Nós apresentamos casos concretos de turismo sustentável e experiências bem sucedidas no mundo inteiro?, diz.
A pauta do fórum prevê temas como desenvolvimento social, diversidade cultural, preservação da biodiversidade, com apresentação de exemplos concretos de desenvolvimento sustentável e turismo responsável.
Segundo Amaral, um dos paínéis a ser apresentado tem como tema ?A Mídia e o cinema? como fatores de desenvolvimento. Ele disse que a Inglaterra vai mostrar como usa a indústria cinematográfica para apromover o país e como isto pode ser feito. A Nova Zelândia mostrará algo similar.
Um dos debatedores brasileiros será o diretor do filme ?Anjos do Sol?, o gaúcho Rudi Langemann, que trata da exploração sexual de crianças e adolescentes. Sobre o tema, Amaral destaca que o Brasil está assumindo uma posição de liderança no combate ao turismo sexual.
"O que queremos mostrar é que é possivel gerar desenvolvimento social e econômico e promover a paz por meio dessas iniciativas de turismo. O turismo é uma arma poderosa na luta contra o subdesenvolvimento e nós queremos mostrar ações que podem ser copiadas", disse Amaral.
Segundo ele, está sendo feito um esforço enorme para que o Fórum de Porto Alegre seja um grande evento e deixe um legado. Entre as novidades, estão as reuniões da Organização Mundial do Turismo (OMT) com membros afiliados. Ao contrário de outras agências da Organização das Nações Unidas (ONU), a OMT permite a filiação de instituições do setor privado.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) também vai apresentar dois painéis. ?A presença das agências da ONU é dos grandes marcos do Fórum deste ano?, destacou Adriel.
O forum foi lançado em 2003 e é uma idéia brasileira em parceria com o Ministério do Turismo e Instituto de Hospitalidade. Desde 2004 foram realizados encontros anuais em Salvador (2004) e Rio de Janeiro (2005).
O próximo país a sediar o evento será conhecido em Porto Alegre. As candidaturas foram abertas no primeiro semestre do ano e avaliadas por um comite técnico.