Para isso, o evento vai reunir, no Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, representantes da Europa, EUA e países do Mercosul, principalmente de entidades ambientalistas em nível mundial. Entre as autoridades confirmadas está a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O II Fórum Internacional da Águas é uma iniciativa da Associação Riograndense de Imprensa, juntamente com os ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, da secretaria estadual de Obras Públicas e Saneamento e prefeitura de Porto Alegre, além da Organização das Nações Unidas (ONU).
A programação abrange conferências, palestras, painéis e oficinas. Segundo dados divulgados pelo Fórum das Águas, em apenas 50 anos, após a 2ª Guerra Mundial, houve a redução de 62,7% na disponibilidade de água doce nas reservas do planeta. Na América do Sul, os números são ainda mais graves, 73%, e no continente africano 75%.
No Brasil o potencial de recursos hídricos significa 53% da reserva da América do Sul e 12% do total mundial. Porém, em poucos anos, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro não terão água suficiente para atender a população. Isso porque as taxas de desperdício são estimadas em 40%, demonstrando a péssima gestão destes recursos abundantes. Apenas na região Norte, onde está localizado o maior reservatório de água potável, o abastecimento e o saneamento básico são considerados os piores do país.
continua após a publicidade
continua após a publicidade