Este será o segundo fórum do ano. Em março, a secretaria reuniu em Curitiba especialistas em meio ambiente para realizar palestras dentro do programa de capacitação dos profissionais da Educação do município. Agora, na semana que vem, os professores se reúnem novamente para apresentar, junto com os alunos, os resultados obtidos através do programa.
“É impressionante o envolvimento das escolas com o programa Alfabetização Ecológica. Em agosto de 2000, lançamos a idéia de trabalhar a educação dentro dos princípios da boa convivência entre o homem e o meio ambiente. Hoje, as ações práticas desenvolvidas nas escolas demonstram que o programa já faz parte não só do dia a dia dos alunos, mas de toda a comunidade”, explica a coordenadora do programa, Rosimari Souto.
Durante o fórum, a secretaria vai lançar o Caderno Ecológico – volume 5, que trata de temas relacionados ao solo. O caderno será utilizado como apoio para os professores no desenvolvimento de atividades do Alfabetização Ecológica e foi produzido pela Secretaria Municipal da Educação com orientações da fundação ZERI Nacional. A Secretaria já lançou outros quatro cadernos ecológicos com os temas “Fundamentação teórica e consumo sustentável”; “Água e a vida no planeta”; Resíduos sólidos 1 – O lixo na história do planeta”; e “Resíduos Sólidos 2 – Alternativas de solução”.
O Programa de Alfabetização Ecológica é desenvolvido nas escolas municipais de Curitiba há quatro anos. Os alunos são incentivados a buscar soluções originais e economicamente viáveis para superar os problemas locais.
Na Escola Osvaldo Arns, no Tatuquara, por exemplo, durante o ano todo os alunos fizeram uma pesquisa sobre a realidade do meio ambiente na região da escola. Visitaram o rio que corta o bairro, conheceram áreas bem próximas da escola, que foram desmatadas, e apresentaram soluções para mudar a realidade ambiental da comunidade.
“A consciência ecológica dos alunos ficou evidente depois deste trabalho. Eles se transformaram em verdadeiros fiscais do meio ambiente. Hoje, ninguém mais toma banho no rio que fica aqui perto, por causa da sujeira e, além disso, pelo menos perto dos alunos, ninguém mais se atreve a jogar lixo no rio”, conta a professora da escola, Marilu do Rocio Schwanke, responsável pela pesquisa.
Prêmio
Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das 60 melhores práticas do mundo em educação e cidadania, o programa Alfabetização Ecológica, de Curitiba, recebeu, em 2002, o prêmio Parcerias de Estocolmo para Cidades Sustentáveis. O programa da Prefeitura de Curitiba foi selecionado entre 298 projetos de todo o mundo.E, de lá pra cá, o programa só cresceu. No ano passado, 14 escolas se destacaram desenvolvendo o projeto Ecossistema Urbano de Curitiba, um estudo das questões sócio ambientais das regiões de Curitiba. Este ano, 62 escolas já fazem parte deste projeto e irão apresentar os resultados obtidos através do programa durante o fórum, em novembro.
E para incentivar ainda mais a participação no programa, os alunos contam com um material especial de trabalho. Os 115 mil alunos da rede receberam um livro de Gunter Pauli, especialista em educação ambiental, reconhecido internacionalmente, com 12 contos infantis reproduzidos e adaptados pela Prefeitura. “Se vamos ensinar as crianças como age a natureza, precisamos dela como exemplo. Os livros são uma mistura de contos fantásticos com uma base cientifica muito importante”, disse Gunter Pauli quando esteve em Curitiba em março para participar do IV Fórum do programa.