Fórum cultural discute incentivo à criação de jogos eletrônicos

Rio de Janeiro – O Fórum Cultural Mundial debateu nesta terça-feira (28) as políticas públicas que incentivem a indústria de jogos eletrônicos no Brasil. Foram analisados os impactos de iniciativas recentes do governo federal e das empresas que desenvolvem games no país.

Segundo o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, dentre as principais ações efetivas do governo para impulsionar a indústria de games, a mais importante é o Concurso de Jogos Eletrônicos, uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação da Casa Civil e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

?O Ministério da Cultura criou um edital específico para incentivar os games no Brasil, os Jogos BR, que está na sua segunda edição, e que fomenta a produção de jogos brasileiros, de idéias, roteiros para jogos e apoio às empresas que investem na criação desses jogos. É um setor que o ministro Gilberto Gil reconheceu como setor cultural do Brasil e como parte da produção áudio-visual da cultura. É um dos segmentos que mais cresce no mundo e mais gera empregos?, disse.

O Ministério da Cultura investiu R$ 240 mil para incentivar a criação de jogos para computadores, consoles, celulares e outras plataformas. O ministério selecionou oito projetos para serem lançados no mercado.

De acordo com André Nunes, representante da Finep, é essencial para o Brasil enxergar a indústria de jogos eletrônicos como um mercado de entretenimento, de faturamento milionário, que vem superando inclusive a indústria do cinema de Hollywood em participação publicitária.

Ainda de acordo com ele, um projeto da Finep de iniciação cientifica junto aos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) resultou na criação de um jogo que auxilia na construção de conjuntos habitacionais no estado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo