O Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault viu neste sábado (15) a mais espetacular corrida da temporada 2006. E o principal responsável foi o clima, já que a prova teve início com pista úmida, ainda com várias poças, e terminou com um trilho seco, o deixou todo o grid em dúvida sobre qual tipo de pneus usar: pneus para piso molhado e ou pneus slick (para aslfato seco). Dos dez primeiros colocados, cinco acreditavam que a chuva continuaria a cair durante a prova, enquanto o restante (a maior parte pilotos classificados na segunda metade do grid, e portanto com pouco a perder) apostou que a garoa daria uma trégua e o piso secaria. A vitória acabou sendo do paulista Rick Rosin (Zen/Triche), que largou em 11º e utilizou pneus slick simplesmente por que não tinha um jogo novo de pneus de chuva.
O duelo entre os dois grupos de pilotos foi muito interessante, especialmente no meio da corrida, quando a situação da pista ainda era indefinida mas havia um início de trilho seco dando uma pequena vantagem para os carros com pneus de piso seco, que avançaram sobre os rivais. O goiano Rodolpho Santos (Neosoro/Palu Suisse) largou do quarto posto e inicialmente duelou com os dois líderes do torneio, todos equipados com pneus para chuva: os veteranos Douglas Soares (Prop Car) e Felipe Lapenna (WebMotors), trocando de posições com ambos diversas vezes. Santos chegou inclusive a passar o experiente Soares por fora, mas perdeu a posição mais tarde. ?Foi sensacional brigar com os líderes do torneio, pois mostrei que tenho condições de andar com eles?, conta Rodolpho. ?Mas o drama começou mesmo quando a pista secou e o pessoal de slick veio para cima de todos nós?, completa.
Depois de ser superado pelos experientes líderes do torneio, Rodolpho foi o primeiro entre os equipados com pneus de chuva a ser atacado pela turma de slick: ?Segurei eles durante duas voltas, mas era impossível: a partir da 14ª volta, o desempenho dos slick já era bem superior?, conta o piloto da Neosoro/Palu Suisse.
O que se viu a seguir foi um ataque em massa dos pilotos equipados com pneus para piso seco sobre os que usavam os chamados pneus biscoito. Aos poucos, eles foram ganhando as principais posições até que, na 28ª volta, Rick Rosin superou o pole position Vinícius Quadros (GVD/Altero) e tomou a liderança. ?No final, meu carro estava perfeito?, disse o vencedor. ?Eu contornava as curvas com perfeição e senti que podia partir para cima do pessoal que esta na dianteira. Foi um final espetacular?. O gaúcho Quadros terminou no segundo lugar.
Veja abaixo os dez primeiros colocados e qual o tipo de pneu que equipava cada piloto, slick (piso seco) ou biscoito (chuva):
1º) Rick Rosin (SC), pneus slick, 28 voltas em 40min36s019 (média de 124,79 km/h)
2º) Vinicius Quadros (RS), biscoito, a 1s313
3º) Bruno Barbosa (DF), slick, a 1s487
4º) Eduardo Santos (RJ), slick, a 1s548
5º) Douglas Soares (SP), biscoito, a 2s938
6º) Felipe Lapenna (SP), biscoito, a 4s816
7º) Rodolpho Santos (GO ), biscoito, a 12s869
8º) Galid Osman Duda (PR), slick, a 13s048
9º) Clemente Faria Jr (SP), biscoito, a 14s033
10º) Ernesto Otero (RJ), slick, a 18s110