Foto por: Roberto Schmidt
A estrela da seleção uruguaia de futebol, Diego Forlán, confirmou sua condição de craque nesta quarta-feira na vitória sobre a África do Sul, por 3 a 0 pelo Grupo A da Copa do Mundo.
O atacante do Atlético de Madrid marcou os dois primeiros gols, o primeiro aos 24 minutos com um disparo de fora da área, que após um leve desvio em Aaron Mokoena entrou. Marcou novamente aos 35 do segundo tempo, de pênalti.
“O importante não foi marcar os dois gols, mas ganhar. É uma vitória de todo o grupo. Quem marca ou não é loteria”, disse a estrela da celeste uruguaia.
“Temos consciência da partida que jogamos, das situações de gol que aproveitamos. As pessoas podem pensar qualquer coisa, mas foi um jogo complicado, contra um grupo difícil. Somamos três pontos, além dos gols (saldo). Está tudo muito parelho, vamos caminhando passo a passo”.
Sobre o som das vuvuzelas, apresentadas como o 12º jogador da África do Sul, Forlán disse que “é bastante forte, mas é preciso se acostumar, somos profissionais e temos que jogar da melhor maneira possível”.
Além de artilheiro, Forlán costurou bem as jogadas, em particular no primeiro tempo, servindo de elo no meio do campo e às vezes aparecendo em velocidade perto da entrada da área rival.
Teve uma noite de muita precisão com a bola, e mostrou-se muito cômodo nesta função de ligação, como se o 10 que porta nas costas indicasse sua posição de sempre no campo.
Assim, o Uruguai deu um passo fundamental para cumprir seu objetivo de passar da primeira fase da Copa.
O próximo passo é enfrentar o México, no dia 22 de junho em Rustemburgo, encerrando a primeira fase do Grupo A na competição.