O governador Roberto Requião e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, entregaram nesta terça-feira, durante a reunião semanal da Escola de Governo, dez motos para integrar as ações de fiscalização ambiental do Programa Força Verde.

continua após a publicidade

Os veículos foram adquiridos com recursos do programa de Proteção a Floresta Atlântica (Pró-Atlântica), desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o banco alemão KfW.

Foram investidos R$ 130 mil na compra das motos, que serão destinadas a oito postos da Polícia Florestal. Outras duas motos serão utilizadas para fiscalização ambiental no Parque Estadual das Lauráceas. ?Aliados aos oito postos que construímos e entregamos para a polícia florestal durante os três últimos anos, esses equipamentos fortalecerão a proteção do bioma de floresta atlântica, predominante na Serra do Mar?, disse o secretário Luiz Eduardo Cheida.

Segundo ele, as motos serão fundamentais para a fiscalização durante a operação verão deste ano, quando um número alto de turistas se desloca ao litoral, facilitando a atuação de quadrilhas e infratores ambientais.

continua após a publicidade

O programa Força Verde foi criado integrar as ações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com o Batalhão de Polícia Florestal no patrulhamento e proteção do Meio Ambiente e Unidades de Conservação do Estado.