A Força Verde, formada por policiais da Policia Florestal do Paraná e por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná, prendeu dois homens, na quinta-feira (07), no Parque Nacional do Iguaçu. Eles foram encontrados transportando 151 troncos de palmitos, o que é proibido pela lei 9.605/98. Segundo o comandante da Força Verde, na Operação ?Foz Segura?, Valdecir Capelli, a unidade está atuando com rigor e conseguindo bons resultados. De acordo com o relatório da Polícia Militar, já foram registrados 85 autos de infrações ambientais e prendeu 36 pessoas em flagrante.
Marcos Simermann, 28 anos, Vanderlei Luiz Dick, 31, foram detidos pela Policia Florestal, durante patrulhamento a pé em trilhas do Parque Nacional do Iguaçu. Com eles, foram encontrados dois facões. O produto encontrado com os detidos iria ser comercializado na região de Foz do Iguaçu. De acordo com Capelli, patrulhas a pé na região do parque estão prendendo muitos ?palmiteiros?. A polícia também fiscaliza caçadores e pescadores predatórios, que pescam em lugar proibido ou fora de época.
A fiscalização da Força Verde também atua contra o desmatamento e a movimentação de solo em área de preservação permanente. ?Nós temos poucas matas de preservação permanente no país. Em Foz, estamos atuando com o máximo rigor para que elas continuem sendo preservadas?, disse Capelli. Segundo o tenente, se essas áreas forem depredadas, podem causar erosão do solo e deslizamento de barrancos nas margens dos rios.
Cerca de dez viaturas e 30 policiais florestais trabalham na Operação ?Foz Segura?. A Força Verde realiza patrulhamentos e bloqueios, em terra e na água. A fiscalização nos rios visa coibir a pesca ilegal, no Parque Nacional do Iguaçu e no lago de Itaipu. Mais de dois mil metros de redes de pescas já foram apreendidos pela polícia florestal, desde o início da Operação ?Foz Segura?, no dia 10 de março.