Uma operação de fiscalização realizada entre sexta-feira (26) e domingo (28), no Rio Paraná, resultou na apreensão de 1.128 metros de redes de pesca, 200 metros de espinhel, quatro armas de fogo tipo espingarda e 12 quilos de peixes. Ao todo, 79 embarcações foram vistoriadas. Três pessoas foram presas acusadas de pesca predatória e outras duas por porte ilegal de arma. As multas lavradas durante a ação chegam a R$ 4.300.
A ação foi feita em conjunto entre o Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde, fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Umuarama e Agentes do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná. A operação visou a área abrangida pelo Parque Nacional de Ilha Grande e teve o objetivo de reprimir a caça e pesca ilegal que normalmente ocorre nos finais de semana naquele ponto do Rio Paraná.
O Batalhão de Polícia Ambiental
Força Verde e o IAP estão reforçando a fiscalização em todos os rios do Estado no sentido de reprimir a caça e pesca ilegal. A ações se tornam mais eficazes quando a sociedade participa denunciando crimes ambientais. Para isso, a Força Verde mantém o telefone 0800 643 03 04, cuja ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora.