Força Verde combate desmatamento no litoral

Equipes do Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde ? desenvolvem uma operação para conter o desmate em área de proteção ambiental em Guaratuba, no litoral paranaense. A operação é realizada simultaneamente por terra e pelo ar, em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). Com o auxílio de um helicóptero do Ibama, foram constatados 65 pontos de desmate na região que vai da divisa com o Estado de Santa Catarina até Matinhos, no Paraná.

De acordo com o tenente Nilson Figueiredo Alves Júnior, comandante do Posto Ambiental de Guaratuba, a operação foi dividida em duas fases e não tem data para ser finalizada. ?Primeiro é feito o sobrevôo, as áreas são identificadas e, por terra, as equipes traçam um mapa para medir a área devastada e identificar e responsabilizar os proprietários?, disse o tenente.

O tenente Nilson explicou que estão sendo atacados, num primeiro momento, 35 pontos de desmate na região norte de Guaratuba, até a divisa com São José dos Pinhais. Dos 35 pontos já vistoriados por terra, em 19 deles os proprietários não foram encontrados. ?Vamos manter a fiscalização e vistoria nestas propriedades até a identificação e notificação dos infratores ambientais?, afirmou o oficial.

Em 16 pontos fiscalizados houve a confecção de oito autos de infração ambiental, oito termos de embargo, interdição ou suspensão de atividades e sete termos circunstanciados de crime ambiental. No total, foram aplicados quase R$ 12 mil em multas administrativas. ?Nosso objetivo não é multar ou lavrar auto de infração ambiental, mas sim identificar os infratores e fazer com que eles recuperem a mata nativa que lá existia?, explicou Nilson.

Plantação

O desmate comum ocorre com a derrubada de árvores para que se possa usar área para plantação, o que não é permitido sem autorização dos organismos ambientais. ?Ali isso é proibido por se tratar de unidade de conservação. A vegetação não permite que seja feito esse tipo de ação sem prejuízo ao meio ambiente?, disse ele. Segundo o tenente, nestes casos, é feito termo circunstanciado e o infrator irá responder criminalmente, além de incorrer em multa administrativa e ser obrigado a recuperar a área plantando mudas de espécies nativas.

Desde a identificação da área devastada todo o processo é acompanhado pela Força Verde. ?No fim, fazemos a vistoria para ver se a área foi realmente recuperada. Se não foi, o proprietário recebe nova multa e o Ministério Público é informado, podendo tomar as providências cabíveis?, completou.

O trabalho, conforme explicado pelo tenente Nilson, faz parte da rotina do Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde ? e está sendo intensificado na Operação Viva o Verão. Ele destacou ainda que, se a pessoa desmata áreas de morro ou beira de rios, é presa em flagrante. ?Esta é a primeira etapa da operação e os números totais serão divulgados posteriormente?, disse.

Ele lembrou ainda que toda pessoa que tiver conhecimento de qualquer tipo de crime ambiental ou agressões ao meio ambiente, em qualquer lugar do Paraná, pode denunciar para a Polícia Militar, através do telefone 0800 643 0304.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo