Força Verde apreende material de pesca predatória no litoral do Estado

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde divulgou, nesta sexta-feira (20), os resultados da operação conjunta realizada com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) nas áreas de proteção ambiental em Guaraqueçaba e Superagüi. A ação foi desenvolvida na quarta e quinta-feira (18 e 19). Foram apreendidos 12 redes de pesca, somando 372 metros, três tarrafas, 12 metros cúbicos de madeira, 300 unidades de vidros de palmito vazios, 183 unidades de palmito in natura, 48 pássaros nativos da região, 22 gaiolas de ferro e 13 gaiolas de ferro e madeira.

A fiscalização tinha por objetivo encontrar pessoas responsáveis por desmatamento. Seis foram notificadas a comparecer ao escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Paranaguá. ?Elas vão ter que justificar e apresentar documentação que autorize o corte de árvores. Se não tiverem documento, estas pessoas vão ser autuadas e multadas. O valor vai depender da extensão do dano?, disse o capitão César Lestechen Medeiros, que comanda a 1.ª Companhia de Polícia Ambiental, responsável pelo policiamento que abrange o litoral e Região Metropolitana de Curitiba.

A operação foi planejada a partir de vistoria aérea feita pelo Ibama. Técnicos perceberam diversos pontos de infrações ambientais, a maioria de desmate. Os locais foram repassados à Força Verde. Equipes terrestres e náuticas foram destacadas para agir nesta semana. Na Área de Proteção Ambiental, o desmatamento é proibido e construções só podem ser erguidas com a devida autorização do órgão competente. Conforme o capitão, pessoas que tenham conhecimento de depredações da natureza podem ligar para o Disque Força Verde, no 0800 643 0304.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo