Integrantes do programa Força Verde, composto por fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e policiais militares do Batalhão de Polícia Florestal, apreenderam 745 pássaros silvestres que seriam comercializados em São Paulo, capital. A apreensão foi realizada em Ponta Grossa, nesta terça-feira (19).
Os pássaros estavam sendo transportados em gaiolas e cada uma continha cerca de 150 aves, entre canários-da-terra, pintassilgos e trinca-ferros. Ricardo Fontolan, natural de São Paulo, foi autuado em R$ 372,5 mil pelo crime ambiental de ?vender, adquirir, aprisionar ou transportar animais silvestres, nativos ou em rota migratória sem permissão da autoridade competente? (Lei de Crimes Ambientais 9605/98).
Além da autuação, Ricardo foi encaminhado para assinatura de termo circunstanciado no Batalhão da Polícia Florestal e liberado para aguardar a audiência do Ministério Público. Na audiência serão esclarecidos fatores como a origem dos pássaros, destino e valor arrecadado com a venda. Os pássaros apreendidos foram encaminhados para o viveiro de uma empresa no município de Telêmaco Borba, onde passarão por triagem. Na seleção, os que apresentarem condições de retornar ao habitat natural serão soltos em parques da região. Os animais que estiverem debilitados serão atendidos e, após a recuperação, também serão soltos.