coordenação geral da Operação Verão 2006/2007 vai colocar em ação no próximo dia 1.º de dezembro a força-tarefa de Proteção Ambiental no litoral, para localizar e autuar proprietários de imóveis que mantêm ligações irregulares ou clandestinas de esgoto. De acordo com o coordenador-geral da Operação Verão 2006/2007 e secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, trata-se de um trabalho de conscientização ecológica. ?Apenas em Guaratuba, se todas as residências estiverem com a ligação de esgoto regular, estará resolvido o problema da poluição da água do mar?, disse Delazari.
A força-tarefa de proteção ambiental é uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental ? Força Verde, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar e Ministério Público Estadual. Conforme o secretário, a união de esforços está sendo necessária ,porque a regularidade na ligação de esgoto está intimamente ligada à balneabilidade.
?Este tipo de poluição é responsável pela má qualidade da água do mar. Proteger o meio ambiente é uma questão de saúde pública?, disse. Só para se ter uma idéia da dimensão do problema, mais da metade das casas de Guaratuba não estão interligadas à rede de esgoto mantida pela Sanepar. Nos locais onde a rede existe, a responsabilidade pela ligação do esgoto da casa até a rede é do proprietário.