Força-tarefa recupera asfalto danificado pela chuva

A força-tarefa criada pela Prefeitura já recuperou cerca de 150 km de pavimento danificado pelas fortes chuvas do início do ano. Só no três primeiros dias, as equipes trabalharam 90 km, o equivalente à distância de Curitiba a Paranaguá. As equipes da Prefeitura estão priorizando as ruas por onde passam o transporte coletivo e tem maior fluxo de veículos. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Obras, 40 bairros foram atendidos nos três primeiros dias, mais da metade dos 75 bairros da cidade. O trabalho mobiliza 33 equipes, que vão recuperar, por dia, 30 quilômetros de ruas. As usinas de asfalto da cidade também estão funcionando em ritmo especial, trabalhando também nos fins de semana. Se não chover, a meta da operação tapa-buraco é recuperar, em um mês, 900 quilômetros. Este número é 40% superior a média mensal de manutenção de ruas. Em 2010, a Prefeitura investirá R$ 150 milhões em pavimentação, para fazer 100 quilômetros de novas ruas.

Atenção: trecho em obras

Na rápida do Pinheirinho.

O trabalho de recuperação do asfalto acotnece em todas as regiões da cidade. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) vai recuperar trecho da rápida Centro- Pinherinho (rua Otávio Saldanha Mazza), no Pinheirinho, onde se formou um buraco com cerca de quatro metros de profundidade, provocado pelas chuvas.

As equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop vão reconstruir a caixa de captação de concreto, que se rompeu com as chuvas da semana passada. Para a recomposição da pista, será preciso aterrar o buraco. Depois, será construída uma nova caixa de concreto, que precisa de oito dias para secar. Caso a chuva continue, o tempo de secagem do concreto deve aumentar.

Por causa das obras, o trânsito da rápida Centro-Pinheirinho foi desviado na altura da rua Leon Nicolas em direção à rua Atílio Brunetti. O retorno para a rápida acontece na rua Olindo Sequinel.

Os motoristas devem ficar atentos às mudanças. O desvio foi sinalizado e agentes da Diretran estão no local para orientar os motoristas.

Exército de homens e máquinas

Meta: recuperar 1.000 km de antipó e 800 km de asfalto definitivo atingido pelas chuvas Média diária prevista: 30 quilômetros Média mensal prevista: 900 quilômetros Prazo de conclusão (sem chuva): 2 meses 33 equipes trabalhando 250 pessoas trabalhando 120 equipamentos: caminhões, espargidora de asfalto e rolos 7 dias de operação ininterrupta.