Os policiais militares que integram a Força de Ações Litorâneas (FAL) fizeram, na tarde desta quarta-feira (21), a primeira operação policial durante o dia. Bloqueio policial com duração de cerca de uma hora foi montado na PR-412, na entrada da cidade de Matinhos. Foram vistoriados 44 veículos, entre carros e motos. Dois deles, um Fiat Palio e uma moto Honda Bizz estavam com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) atrasados. Os proprietários tiveram os carros retidos até regularização. Um Ford Mondeo que estava com o lacre da placa traseira violado foi recolhido ao posto do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar.
Quando os policiais seguiam para montar um segundo bloqueio policial, fizeram a abordagem às pessoas que estavam num bar no bairro Tabuleiro. O objetivo, tanto neste caso como na revista realizada em veículos, é localizar a tirar de circulação drogas e armas, bem como encontrar carros roubados ou furtados e ainda pessoas foragidas. ?O objetivo da FAL é coibir todo e qualquer tipo de delito?, comentou o capitão Marcelo Figueiredo, que coordena os trabalhos da equipe. A FAL foi criada pela Polícia Militar para atuar nos municípios litorâneos durante a Operação Verão.
O bloqueio policial foi a primeira ação realizada pela FAL durante o dia. No sábado (17), os policiais percorreram 15 bares em diversos bairros de Matinhos. Foram feitas abordagens a 350 pessoas. Dois homens que portavam substâncias entorpecentes foram encaminhados para lavratura de Termo Circunstanciado. Outros dois condutores de veículos que abusavam do som em volume acima do permitido na avenida Atlântica, em Caiobá, também foram autuados. De acordo com o capitão Marcelo, as ações da FAL não têm dia ou hora para acontecer. ?Estamos atuando preventivamente para que as pessoas que procurem o nosso litoral encontrem tranqüilidade?, disse ele.
