A Força de Paz que governa o Haiti vai receber um reforço de 350 homens, informou ontem a Organização das Nações Unidas (ONU). O efetivo será reforçado na tentativa de conter a situação de colapso entre gangues armadas que disputam espaço na capital do país. Os soldados nepaleses que reforçarão a tropa comandada pelo brasileiro, major general Carlos Alberto dos Santos Cruz, começarão a chegar no Haiti ainda esta semana. De acordo com um comunicado da ONU, a missão suplementar deverá durar pelo menos até março.

continua após a publicidade

Atualmente, 9 mil homens da Força de Paz estão sob o comando do major brasileiro e devem ampliar ainda mais a vigilância em torno de Cite Soleil, uma área periférica de favelas dominada por gangues no subúrbio de Porto Príncipe. "Estou determinado a aumentar a pressão sobre as gangues que têm dominado a região mais pobre onde as pessoas inocentes do Haiti moram, disse Santos Cruz num comunicado. "Não podemos dar tempo para que as gangues relaxem", continuou.

Há dois anos e meio, quando foi instalada a força de paz, o Haiti vivia situação de profunda instabilidade, liderada pelo ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, o primeiro democraticamente eleito na história do país.

continua após a publicidade