Foguete brasileiro deve ser lançado amanhã na Suécia

Brasília– O foguete suborbital brasileiro VSB 30 deve ser lançado amanhã (9), a 1h15, no campo de Esrange, em Kiruna (Suécia). O lançamento, previsto para hoje, foi adiado por causa do mau tempo, segundo o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira (AEB), João Azevedo. "Por causa de fortes ventos, acima do limite ideal, o lançamento não pôde acontecer".

O foguete carregará quatro experimentos científicos da Agência Espacial Européia (ESA) para serem testados. As pesquisas fazem parte de um convênio firmado entre a (AEB) e a Agência Espacial Alemã DLR/Moraba.

O VSB 30 é um veículo de sondagem para fazer experimentos em alta atmosfera, sendo preciso baixa gravidade para realizá-los. Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pesa cerca de 2,6 toneladas, tem 12,8 metros e pode transportar 407 quilos de carga útil.

Esta é a terceira vez que o foguete brasileiro vai ser lançado. A primeira foi no final de 2004, no Brasil, e a segunda, no ano passado, quando também foi lançado na Suécia, pela DLR/Moraba.

"O Brasil exporta material primário, como soja, café e aço, e agora estamos exportando um produto de alto valor agregado, que é um produto aeroespacial. É um marco para o país", ressaltou Azevedo.

A previsão é que o vôo dure em torno de oito minutos, gerando aproximadamente seis minutos de condições para a realização dos experimentos em baixa gravidade. Cerca de 13 engenheiros e técnicos brasileiros especializados em mecânica e eletrônica participam da montagem e integração do foguete para o lançamento.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo