O fluxo geral de veículos pelas rodovias com pedágio do País apresentou, em agosto, um crescimento de 0,50% em relação ao de julho, já descontados os efeitos sazonais, segundo apurou o Índice ABCR de Atividade, calculado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em parceria com a Tendências Consultoria Integrada.
Considerado até mesmo pelo Banco Central como um dos principais da atividade econômica, o resultado do Índice ABCR do mês passado vem se somar a outros indicadores antecedentes que, na avaliação dos analistas das instituições financeiras, contribuirão para um desempenho melhor do PIB no terceiro trimestre, depois da evolução pífia de 0,5% no segundo trimestre comparativamente aos primeiros três meses de 2006.
Para a movimentação dos veículos leves, a ABCR apurou um aumento de 0,10%, enquanto, para os veículos pesados, verificou estabilidade na comparação com o fluxo de julho. ?Apesar da quase estabilidade verificada nos dados de agosto, a leitura do indicador é positiva por conta da queda da atividade econômica verificada no segundo trimestre?, avalia o economista da Tendências Roberto Padovani.
Ele explica que, depois do resultado negativo de junho e do crescimento da atividade econômica em julho, os dados de agosto sustentam a interpretação de que a queda do segundo trimestre não se confirma como uma tendência e que há uma recuperação gradual em curso.
Na comparação com o de agosto do ano passado, o fluxo total de veículos registrou estabilidade. O movimento de veículos leves recuou 0,5% e o de pesados cresceu 0,9%. Nos últimos 12 meses encerrados em agosto, houve crescimento de 0,1% do fluxo total de veículos. O fluxo de leves, para esta mesma base de comparação, teve expansão de 0,5%, enquanto o de pesados registrou queda de 0,8%.