Em um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro, Fluminense e Flamengo se enfrentam hoje, às 20h30, no Maracanã, em situação delicada. Quem perder estará praticamente se despedindo da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Um empate também será muito ruim. Como só a vitória interessa, os dois treinadores estão prometendo um jogo bastante ofensivo.

continua após a publicidade

Em três jogos disputados até agora na Taça Rio, o Flamengo somou apenas três pontos no Grupo A. E o Fluminense também só conseguiu três pontos, na outra chave da competição.

No Flamengo, o técnico Ney Franco admite escalar o atacante reserva Leonardo, destaque nas partidas em que o time atuou com os suplentes para poupar os titulares do desgaste da Copa Libertadores de América. Com isso, ele pode barrar Roni.

"Se eu entrar, quero deixar minha marca", disse Leonardo. "Precisamos fazer gols e sair do Maracanã com os três pontos, a fim de prosseguir na luta para vencer o segundo turno e evitar uma final", disse o treinador do Flamengo.

continua após a publicidade

O Flamengo foi campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno, e já assegurou participação numa eventual final. Mas se vencer também a Taça Rio, evita a decisão e fica com o título do Campeonato Carioca.

O lateral-esquerdo Juan, contundido, pode desfalcar a equipe do Flamengo. Se não tiver condições de jogo, deve dar a vez a Renato, já acostumado a atuar no setor.

continua após a publicidade

Para se ver livre de uma nova crise nas Laranjeiras, o Fluminense vai com tudo em busca da vitória. É o que garante o técnico Joel Santana, ciente de que outro resultado ruim pode começar a colocar em xeque seu trabalho no clube. Ele ainda não sabe se vai escalar o meia Carlos Alberto, muito criticado nos últimos jogos e que pode ser substituído por David.

"Não adianta desespero. O Fluminense tem condições de vencer e assim iniciar uma reação na competição", declarou Joel. Para o atacante André Dias, o clássico vai ser caracterizado pelo nervosismo das duas equipes, que não estão bem no segundo turno. Ele, no entanto, prevê uma partida bem disputada. "Vai vencer quem errar menos, o jogo será decidido nos detalhes.