Os organizadores do Costão Mormaii Pro, evento seis estrelas do World Qualifying Series (WQS) – a segunda divisão do surfe mundial -, aproveitaram as ondas de um metro a um metro e meio na Praia do Santinho, em Florianópolis, para começar nesta terça-feira (30) a competição.
Na rodada inicial, com 192 surfistas, o destaque foi o Pedro Norberto, de Camboriú (SC), com a nota 8,67. Mas a melhor média do dia (somatória das duas melhores ondas) foi de Bruno Moreira, da Praia Grande (SP), com 16,17.
Com a confirmação final dos inscritos, realizada apenas nesta terça-feira, está garantida a presença do surfista Victor Ribas (RJ), representante brasileiro no World Championship Tour (WCT), a primeira divisão do surfe mundial.
Os brasileiros Paulo Moura (PE), Marcelo Nunes (RN), Yuri Sodré (RJ) e Pedro Henrique (RJ), que integravam a elite do surfe até o ano passado, mais o norte-americano Shea Lopez, outro ex-freqüentador do WCT, também estarão na competição em Florianópolis.
Outra atração da disputa é o paraibano radicado em Santa Catarina Fábio Gouveia e o campeão brasileiro Jihad Kohdr, de Matinhos (PR). Como são cabeças-de-chave, eles deverão entrar na água para suas primeiras baterias entre quinta e sexta-feira.