Flamengo e Fluminense fazem clássico do desespero

O Fla-Flu de hoje é decisivo. O vencedor se afastará da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e, de quebra, deixará o rival numa situação delicadíssima. Mas, em caso de empate, ambos continuarão em crise. Por essas razões, o clássico ganhou em emoção e importância, apesar da limitação técnica dos dois times. A partida começará às 20h30, no Maracanã, e a expectativa é de boa presença de público.

A atração do Fluminense é a estréia do técnico Paulo César Gusmão, o sexto a comandar o grupo na temporada. Na base do bate-papo, ele levantou o astral do elenco tricolor, abatido com os últimos resultados e com a demissão de Antônio Lopes na semana passada.

A prova da sintonia entre os jogadores e o novo treinador é a declaração do lateral-esquerdo Roger, que atuará como zagueiro. "Espero dar a vitória de presente à torcida e ao técnico Paulo César Gusmão", disse. "A gente não pode ficar olhando para os últimos lugares do campeonato, pois o lugar do Fluminense é na ponta da tabela", completou.

PC Gusmão conhece bem a repercussão de um Fla-Flu. Em 1995, ele era o preparador de goleiros do time das Laranjeiras na conquista do título do Campeonato Carioca, sobre o Flamengo, com um gol de barriga de Renato Gaúcho. "Foi emocionante. Espero novamente fazer um grande trabalho", afirmou o treinador, que escalou o time no esquema 3-5-2 em vez do tradicional 4-4-2, usado por Antônio Lopes.

Na Gávea, vencer o clássico virou questão de honra. O Flamengo não derrota o Fluminense há oito confrontos. O último triunfo ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2004, na decisão da Taça Guanabara – o placar foi de 3 a 2. Além disso, o retrospecto do técnico do Rubro-Negro, Ney Franco, contra PC Gusmão não é animador. Em quatro jogos, não venceu nenhum.

Os dois treinadores trabalharam juntos no Cruzeiro em 2003. Ney Franco dirigia o time de juniores e PC era auxiliar de Vanderlei Luxemburgo nos profissionais. "Ele é um grande amigo", declarou o técnico do Flamengo, que ousou na escalação. A equipe atuará com três atacantes (Luizão, Obina e Sávio) e apenas um volante (Paulinho).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo