O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Batalhão de Policia Florestal (BPFLO) irão reforçar a fiscalização ambiental na Ilha do Mel durante o feriado da Semana da Pátria.
A Polícia Florestal aumentará o efetivo em mais 47 homens, que estão em treinamento para integrar a Força Verde. A idéia é, além de ampliar a fiscalização, integrar os novos policiais nas ações de rotina da Ilha.
Os soldados ficarão na Ilha até a próxima quinta-feira e serão supervisionados pelos dez oficiais que já atuam no posto do BPFLO local. As blitzes de orientação e abordagem serão voltadas para o meio ambiente, furto, uso e porte de drogas, primeiros socorros, tumulto e poluição sonora.
“Estaremos trabalhando para que os turistas que visitam a Ilha saibam que estão em uma Área de Proteção Ambiental”, disse o secretário do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida. Segundo ele, a orientação realizado pelo IAP e BPFLO é muito importante para evitar impactos ambientais causado pelo alto numero de visitantes nos feriados e temporada.
Proibições
De acordo com portaria do 185/99 do IAP, a emissão de som na Ilha do Mel deve atender o limite de 70 dB durante o dia e 60dB no período noturno. “Desta forma, o funcionamento de som mecânico eletrônico ou ao vivo em bares e restaurantes da Ilha só é permitido até às 2 horas da manhã”, informou o Presidente do IAP, Rasca Rodrigues.
A portaria também proíbe a entrada de animais. Os policiais estarão no trapiche das praias de Brasília e Encantadas fazendo com que os turistas que trouxerem animais retornem ao continente.