No Brasil o conceito de Escola de Negócios ainda não é muito conhecido. As Escolas de Negócios mais famosas e importantes
estão na Europa e Estados Unidos. A ESIC-Business & Marketing School há 10 anos iniciou suas atividades na América Latina com seu campus em Curitiba. É a primeira Escola de Negócios Internacional no Brasil.
A ESIC tem 14 campus e sua sede na Europa, em Madri-Espanha. O principal foco de uma escola de negócios está em empreendendorismo, gestão de negócios e marketing, inserida no meio empresarial gerando valor e conhecimento para o âmbito produtivo e corporativo. Com base em um sólido conhecimento ensina e gera práticas úteis ao dia-a-dia da empresa. Em suma, forma profissionais completos para o mercado, prontos para ocupar cargos diretivo e gerenciais. Ou ainda capazes de ter sua própria empresa.
Isso se faz buscando tópicos avançados na vanguarda do conhecimento com base científica e aplicação prática, gerando um modo de pensar e agir no campo da gestão.
Uma escola de negócios não tem somente aulas de alta qualidade, ainda que sejam a base do processo. Elas são complementadas
com uma metodologia onde se aprende a trabalhar em equipe, com a sistematicidade e as exigências próprias do mercado. Este processo é complementado com simuladores empresariais internacionais, que aproximam o aluno do processo de tomada de decisões próprias do âmbito executivo. Decisões estas, que tomadas com base no grande volume de informações disponível no mercado, optando pelos fatores chave para construir uma inteligência de negócio.
O clima de aprendizado em uma escola de negócios valoriza e promove a prática profissional. A ESIC conta com um Departamento de Oportunidades profissionais para orientar os alunos e antigos alunos no planejamento estratégico de sua carreira. A ESIC internacional se consolidou como a melhor escola de negócios especializada em Marketing: foco em novos mercados, novos clientes, aumento no faturamento e otimização dos recursos; o que se tornou um grande diferencial adequado as necessidades das empresas de países em forte desenvolvimento/crescimento, como o Brasil.
Jorge Torres é formado em Engenharia Comercial na Universidade do Chile, licenciado em Educação na Universidade Católica do Chile e possui MBA em Gestão Empresarial Full Time na ESIC Espanha. Jorge Torres é formado em Engenharia Comercial na Universidade do Chile, licenciado em em Educação na Universidade Católica do Chile e possui MBA em Gestão Empresarial Full Time na ESIC Espanha.
Experiência transformadora
Ao pensar no meu aprimoramento como profissional senti a necessidade de buscar uma base conceitual sobre gestão, consistente e coerente com os novos desafios do século XXI. Encontrei na ESIC uma instituição inovadora e focada no ensino de gestão e marketing. Fazer o MBA da ESIC, o EMBAP, está sendo uma experiência fantástica e transformadora, onde sou preparado para uma mudança radical no processo de liderar organizações, reexaminar os valores e concepções de gestão e estratégia. Tudo isso com uma vivência muito rica e um diálogo constante com colegas e professores.
Henrique Ditmar Wall – Diretor do Colégio Erasto Gaertner
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Ao saber que a ESIC é sinônimo de excelência em Administração na Europa resolvi me inscrever no Curso de Graduação, concluído em junho de 2009. Fiquei encantada com a instituição. Ali encontrei estímulo ao ensino e uma metodologia que permite incubar novas idéias e projetos. Prova disso foi que ainda no quarto período de estudos, resolvi mudar processos e até mesmo o layout de minha empresa, a Fenícius, e o retorno foi um sucesso.
Para a instituição não somos mais um número e sim alunos com nomes, com idéias, com perspectivas de poder melhorar e poder participar ativamente desta instituição de ensino. E porque parar de estudar se posso fazer muito mais pela minha empresa? Resolvi fazer uma p&oacu,te;s Graduação o MBA Executivo EMBA.
Estou no segundo semestre do EMBA e novamente me surpreendi com o alto nível dos professores e do conteúdo. Outro diferencial do EMBA, são as classes com poucos alunos, o que é uma grande vantagem facilitando a troca de experiências entre os colegas que são executivos de diversas áreas de atuação.
Em todas as aulas aplicamos o que aprendemos. O que mais me chamou a atenção é que o ambiente é harmonioso, não tem competição entre os colegas, somos uma grande equipe, somos uma grande empresa, discutindo problemas e soluções, aplicando constantemente nossa capacidade criativa. Isso é que é aprender, criando e compartilhando idéias com excelência.
Marilice Mariani Tosin – empresária
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Aposta na credibilidade
Como escolhi o curso? Após o anúncio na revista Você S.A, não tive dúvida que o curso GESCO – Master em Marketing e Gestão de Negócios da ESIC, apresentava diferenciais perante o mercado, e eu desejava realmente esta formação. Sem contar que o contato com a ESIC foi excelente: conhecendo a estrutura, o corpo docente, não tive dúvidas com relação a minha escolha.
Adriana Alberti – Gerente de Relações Comerciais da Akiyama
Curso virou uma obrigação
O que há 15 anos era um curso para os presidentes das empresas, hoje é quase uma obrigação nos currículos do segundo e terceiro escalões. O crescimento dos cursos Master Business Administration (MBAs) no Brasil nos últimos tempos se deve também ao aquecimento da economia do País, mas, principalmente, à evolução das companhias nacionais, que, em muitos setores, competem de igual para igual com as estrangeiras -e, por isso, necessitam de mão-de-obra extremamente qualificada. “Nunca houve uma retração da procura, porém jamais se viu um mercado tão ávido por ofertas como o de agora”, diz o diretor educacional
da Fundação Instituto de Administração (FIA), Adalberto Fischmann.
De acordo com ele, o mercado de MBA só teve certa dificuldade no fim da década de 90 e início dos anos 2000, quando a economia brasileira apresentou uma queda e as empresas, que antes custeavam até 90% das bolsas aos seus empregados, pararam de pagar. “Hoje, elas arcam com cerca de 50% do valor apenas, mas os executivos já têm mais condições de bancar o restante.”
A cobrança pela qualificação vem cada vez mais cedo. A média de idade dos estudantes de MBA caiu dos 37, 38 anos, registrados na década de 90, para 30 a 32 anos atualmente. Além da remuneração, explica a coordenadora de Desenvolvimento da Brazilian Business School (BBS), Giselle Guimarães Ramos, o ganho é imediato nas atividades diárias da empresa. “O executivo passa a ter uma visão mais ampla da gestão. Do marketing às finanças, da administração como um todo. Desenvolve a capacidade de liderança e passa a tomar decisões com muito mais firmeza e coerência.”