A fase final dos 49.º Jogos Abertos do Paraná (Jap?s) começa neste sábado (16), em Maringá, com a realização de mais de 60 jogos só no primeiro dia de disputa nas modalidades de basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei. A abertura solene será na sexta-feira à noite com o desfile das delegações, no Ginásio de Esportes Chico Neto. Participam da fase final 415 equipes representando 74 municípios e aproximadamente quatro mil atletas.

continua após a publicidade

O presidente da Paraná Esportes, Milton Alves, calcula que computando a fase municipal na maioria das cidades e a regional em oito sedes, o total de participantes chega a 40 mil atletas. ?Estavam aptos a disputar a final em Maringá, com representantes de 93 municípios, entre os que garantiram vaga na fase regional e os pré-classificados (Divisão A), mas alguns desistiram, totalmente ou só de algumas modalidades?, justifica o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro.

Estarão em disputa, em Maringá, 16 modalidades, entre elas a bocha e bolão, exclusivas dos Jogos Abertos. As outras são: basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol, entre as coletivas, e atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, entre as individuais.

Além de Maringá, a cidade-sede, que disputa todas as modalidades, no masculino e feminino, nas divisões ?A? e ?B?, com um total de 30 equipes, os municípios com maior número de participações são: Cascavel (29 equipes), Foz do Iguaçu (28), Campo Mourão (27), Paranavaí (21), Guarapuava (15) e Marechal Cândido Rondon e Pato Branco, com 13 equipes cada.

continua após a publicidade

Curitiba está presente com apenas uma equipe, a de bolão feminino. Outros municípios maiores como Ponta Grossa e Umuarama não se inscreveram sequer em uma modalidade. Com uma modalidade, além de Curitiba estão outros 28 municípios.

Assim como os Jogos da Juventude, os Jogos Abertos são disputados por seleções dos municípios. Para fazer parte das equipes, os atletas precisam se encaixar em pelo menos uma das cinco condições: 1) estar matriculado num estabelecimento de ensino (regular fundamental, médio ou superior) no município; 2) morar no município; 3) ter domicílio eleitoral no município; 4) estar filiado a uma entidade esportiva do município; ou 5) ser natural do município.

continua após a publicidade

A exceção do futebol que estabelece limites mínimo e máximo de idade (18 a 21 anos), nas outras modalidades só há a idade mínima, como 14 anos para a ginástica rítmica e 18 anos para o atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia. Nessas últimas, entretanto, são permitidas algumas inscrições para os nascidos em 1989, principalmente no atletismo e natação.

Alguns dos principais times da Divisão A, considerando os três primeiros classificados em 2005, são: Maringá, Londrina e Paranaguá, no basquete masculino; Londrina, Paranaguá e Cianorte, no futebol; Londrina, Foz do Iguaçu e Pato Branco, no futsal feminino; São Miguel do Iguaçu, Campo Mourão e Pato Branco, no futsal masculino; Londrina, São Miguel do Iguaçu e Maringá, no handebol masculino; e Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu, no vôlei feminino e masculino.