A Fifa anunciou nesta terça-feira (12) a demissão de quatro funcionários do departamento de marketing e TV, entre eles o diretor, Jerome Valcke, por causa do envolvimento na crise que envolve Visa e Mastercard, as duas gigantes dos cartões de crédito, e o patrocínio para as duas próximas Copas do Mundo.

continua após a publicidade

Em abril, a Fifa anunciou que a Visa tomaria o lugar da Mastercard como patrocinadora oficial das Copas de 2010 e 2014. Na semana passada, no entanto, a Justiça de Nova York determinou que a Mastercard volte a ser a parceira da Fifa, porque teve desrespeitado seu direito de preferência na renovação do contrato.

"Os funcionários que conduziram as negociações foram acusados de seguidos atos de desonestidade e de dar informações incorretas aos dirigentes da Fifa, que não pode aceitar tal conduta", afirmou a entidade em nota oficial, para justificar o afastamento de Valcke, Tom Houseman, Robert Lampman e Stefan Schuster.

A Fifa deve recorrer à Justiça norte-americana da decisão da semana passada, e ainda estuda como fará para resolver o problema. A acordo chega a valores próximos dos US$ 400 milhões, e prevê, além do patrocínio, a exclusividade na venda de ingressos para os jogos da Copa do Mundo.

continua após a publicidade