A Comissão Organizadora da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, confirmou nesta terça-feira os oito cabeças-de-chave para o sorteio dos grupos que será realizado no dia 9 em Leipzig. As duas última vagas foram preenchidas com as seleções da Espanha e México. Os outros cabeças-de-chave já estavam definidos. São Alemanha, Brasil, Argentina, Inglaterra, França e Itália.
A exemplo do que aconteceu em edições anteriores, a Fifa levou em conta para definir os cabeças-de-chave, os resultados obtidos nos três últimos mundiais e a classificação do ranking da entidade nos últimos três anos.
Brasil e Alemanha ficarão longe um do outro para que se cruzem apenas na final – se ambos, é claro, terminarem a primeira fase na liderança de suas chaves. Os alemães ocuparão o Grupo A e os brasileiros, o F.
Os organizadores tratam o Brasil como atração especial e por isso, escolheram colocá-lo num grupo do qual o cabeça-de-chave só jogará em cidades importantes, com estádios grandes: Berlim, Munique e Dortmund. A Alemanha se exibirá nos mesmos lugares na primeira fase.
A idéia da Fifa sempre foi colocar o México, que aparece bem no ranking, na ponta de um grupo, mas os europeus faziam lobby pela inclusão da Holanda. O sorteio das chaves ocorrerá na noite de sexta-feira, em festa no Centro de Convenções de Leipzig, com a presença de várias personalidades. Uma delas deverá ser Angela Merkel, chanceler alemã.
Ranking
Com base no ranking e no desempenho nos últimos mundiais, o Brasil lidera com 64 pontos, seguido da Inglaterra (51), Espanha (50) e Alemanha (48). México aparece em 5º (47), França em sexto (46) e Argentina e Itália empatam com 44. A Holanda – que pleiteava uma vaga entre os cabeças-de-chave – aparece com apenas 38 pontos na avaliação da Fifa.
A Fifa decidiu separar as seleções em cinco grandes categorias, num procedimento que vai possibilitar o sorteio dirigido. A Servia-Montenegro foi separada em uma categoria especial, a fim de evitar que mais de duas seleções européias caiam num mesmo grupo.
Assim, a Alemanha foi colocada no Grupo A, posição 1. O Brasil está no Grupo F, posição 1. Para definir as outras categorias, a Fifa levou em conta a questão geográfica colocando numa mesma categoria as seleções africanas, sul-americanas e da Oceania. Os asiáticos e os da Concacaf compuseram uma outra e assim por diante.
Desta forma, existe a possibilidade de o Brasil enfrentar a República Tcheca ou a Holanda já na primeira fase. Ou ainda Servia-Montenegro.
Veja as quatro categorias de seleções definidas pela Fifa:
Categoria 1 (Cabeça-de-chave):
Alemanha, Inglaterra, Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália e
México
Categoria 2:
Austrália, Angola, Costa Marfil, Ecuador, Ghana, Paraguai, Togo,
Tunísia.
Categoria 3:
Croácia, Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia,
Suíça e Ucrânia.
Categoria Especial: Sérvia-Montenegro
Categoria 4: Arábia Saudíta, Coréria do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Irã, Japão e Trinidad e Tobago.