Fifa cobra mais segurança nos estádios das Eliminatórias

A Fifa alerta para a falta de segurança nos estádios da América do Sul, África e Ásia. A entidade se reuniu esta semana para tratar do assunto, em um encontro presidido pelo ex-jogador francês Michel Platini, e a advertência foi feita após a vistoria realizada em vários estádios do mundo antes de jogos válidos para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, que ocorre na Alemanha.

Assim, para as Eliminatórias da Copa de 2010, a Fifa promete que quem não oferecer estádios seguros poderá ser impedido de jogar em casa durante o torneio de classificação.

Para a entidade, muitos estádios encontram-se "dilapidados". "A questão da segurança nos estádios deixou a desejar em muitas regiões do mundo", afirmou o comunicado da Fifa.

De acordo com o relatório, não é apenas a falta de manutenção nos locais onde se realizam os jogos que estaria causando a falta de segurança. "Os critérios mais básicos de segurança são simplesmente ignorados, apesar das recomendações claras da Fifa sobre o assunto", afirmou a entidade.

Para a Fifa, essa é uma situação "intolerável". E ela diz que tomará medidas para punir as federações que não cumpram as exigências nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, que será na África do Sul. A pena que está sendo considerada, portanto, é das mais severas. Se uma federação nacional não cumprir os critérios de segurança nos estádios, não poderá atuar em seu próprio país.

Com tal punição em mente, a Fifa espera convencer as federações a investirem na segurança de seus torcedores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo