Aumentar a participação de produtos fabricados no Paraná nas vendas das redes de supermercados do Estado é a meta da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Associação Paranaense dos Fornecedores de Supermercados (Assosuper) para 2007. ?Uma das razões para a baixa participação de produtos paranaenses nas gôndolas dos supermercados é o pequeno número de fornecedores regionais e o baixo investimento no desenvolvimento de novos produtos?, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, durante o V Balcão de Negócios, realizado nesta quarta-feira (28), em Curitiba. Promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Conselho Setorial da Agroindústria e Alimentos e a Assosuper, o encontro teve como objetivo gerar oportunidades para as indústrias paranaenses, com uma melhor e maior colocação de produtos paranaenses nos supermercados da rede.
O evento reuniu fornecedores, redes regionais de supermercados e as redes Carrefour e Angeloni. ?No balcão de negócios, os industriais do Paraná têm a oportunidade de discutir diretamente com chefes de setores de compras de diversas redes para oferecer seus produtos, conhecer a filosofia e o trabalho dessas grandes redes e assim, buscar uma maior inserção dos produtos produzidos no Estado?, explicou Rocha Loures.
O Balcão de Negócios faz parte do programa de Aumento de Vendas dos Produtos Paranaenses da Fiep. A participação regional nas grandes redes de supermercados aumentou nos últimos anos, mas ainda é preciso estreitar as relações e aproximar as redes dos fornecedores. No Carrefour, 10% do total de fornecedores (cerca de 100 empresas) são paranaenses. De acordo com o diretor regional da rede Carrefour, Mateus de Andrade, faz parte da política da rede incentivar a produção regional.
?Estamos construindo uma Central de Compras e Distribuição, que facilitará os contatos com os produtores locais, aumentando a inserção de produtos regionais, principalmente dos pequenos produtores?, explicou, lembrando que com a nova central pode aumentar a capacidade de inserção dos produtos regionais para até 30%. A Central estará pronta em maio.
Segundo o diretor da unidade do Angeloni do Paraná, Maurício Bendixen da Silva, os produtos paranaenses já possuem uma boa participação na rede. ?Cerca de 10% do total dos fornecedores são regionais. Mas o mais importante é que, além de comercializarem seus produtos na loja de Curitiba, muitos têm inserção nas 18 lojas do Angeloni em Santa Catarina?, afirmou, ressaltando a qualidade e competitividade dos produtos paranaenses.
Este é o quinto evento da série, que vem sendo promovida em parceria pela Fiep e Assosuper com o propósito de aproximar fornecedores e supermercadistas para elevar a venda de produtos paranaenses. Já participaram dos eventos anteriores as redes Wal Mart, Muffato, Pão de Açúcar e Condor. Para este ano, há previsão de mais cinco balcões de negócios.
Segundo o presidente da Assossuper, Celso Gusso, os resultados dos balcões de negócios anteriores foram bem sucedidos, superando as expectativas. ?Quem ainda não era cadastrado se cadastrou, com taxas ainda menores; quem já era cadastrado ampliou o mix e, quem já vendia regionalmente agora está vendendo em nível nacional?.
É o caso da empresa Porto Morretes, que comercializa cachaça artesanal orgânica. ?Participei do último Balcão de Negócios com o Condor e meus produtos estão em fase de introdução nas lojas da rede. Espero que o mesmo ocorra com o Carrefour e o Angeloni?, afirma o proprietário da empresa, Luiz Guareschi.
Mostra regional
Durante o Balcão, representantes do Carrefour e do Angeloni negociaram com diversos fornecedores regionais. A Vitao, empresa de Curitiba que fabrica cereais, cockies, massas, sopas e farináceos, já comercializa seus produtos nas duas redes, mas busca uma maior inserção. ?Queremos estreitar as relações com os supermercados e aumentar a participação de nossos produtos?, explica o representante da empresa, Ricardo Chagas, ressaltando a importância de se aproveitar oportunidades como essas para negociar. ?A relação entre os produtores regionais e as grandes redes não é fácil, mas existe abertura. Por isso temos que aproveitar todas as oportunidades?.
A Tribal Brasil, empresa de chás orgânicos de Campo Largo, ainda não tem uma representação forte nas redes de supermercado. ?Nossa empresa existe há cinco anos, mas nosso foco até o ano passado era a exportação para os Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália. Agora que estamos iniciando as vendas nas grandes redes?, afirma o gerente da empresa, Yadutan Naftali.
Vitrine na Web
A Fiep lançou em 2006 o Programa de Valorização dos Produtos Paranaenses que tem a meta de dobrar a participação de produtos das indústrias do Paraná nas vendas dos supermercados. O site www.fiepr.org.br/aumentodevendas, desenvolvido pela área de informática da Fiep em parceria com o Conselho Setorial de Agroindústria e Alimentos da Federação, é uma espécie de vitrine da produção paranaense. As indústrias podem especificar todos os itens produzidos no Estado. A intenção é incentivar os proprietários de estabelecimentos comerciais como supermercados, mercearias, lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis, entre outros, a terem as indústrias do Paraná como seus principais fornecedores.