O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promove no próximo dia 04 (segunda-feira), às 19h30, o debate ?Reforma do Estado e Desenvolvimento Industrial?. O evento, que acontecerá no auditório do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), terá a participação de Luciano Coutinho, consultor de empresas, professor titular do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), e ex-secretário geral do Ministério da Ciência e Tecnologia de 1985 a 1988, e de Élcio Aníbal de Lucca, presidente do Fórum de Líderes Empresariais e da Serasa S.A.
De acordo com o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, para que o país retome o caminho do crescimento e desenvolvimento sustentável, é necessário discutir a questão do Estado. Entre os analistas econômicos e especialistas em competitividade, é senso comum que o tamanho excessivo e a ineficiência do aparelho estatal estão fazendo dele um entrave ao progresso do país. ?É preciso reconceitualizar o Estado?, declara Loures, ressaltando a importância da realização de eventos como este.
Excelência – No entendimento de Élcio Anibal de Lucca, a Reforma do Estado passa pela adoção de um novo modelo de gestão no governo. Entusiasta dos temas pertinentes à excelência em gestão, de Lucca diz que o governo deve ouvir antecipadamente os líderes empresariais, pois eles conhecem de perto o mercado e o cidadão (consumidor), são comprometidos com suas partes interessadas e praticam responsabilidade social.
Para o professor Luciano Coutinho, é possível acelerar o desenvolvimento brasileiro com o aperfeiçoamento do sistema tributário, melhoria do perfil do gasto público e aumento da eficiência do Estado. Ele destaca que o papel dos agentes estatais ? entre os quais cita a Eletrobrás ? é fundamental para que o país alcance índices de crescimento e desenvolvimento condizentes com as necessidades da população.
O endereço do Cietep é Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), 1341, Jardim Botânico, Curitiba. A entrada para o evento é franca.