O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Fiep Industrial ?(FIDC), lançado no final do ano passado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, já está disponível para as indústrias filiadas a um dos 96 sindicatos da base de representação da Fiep. Por meio desta ferramenta, as indústrias poderão oferecer maiores prazos de pagamento, com juros menores, aos compradores de suas mercadorias e, com isso, ganharão competitividade.
?O fundo é uma alternativa às fontes de recursos tradicionais, bancos comerciais que trabalham com elevadas taxas de juros?, explica o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
Com o FIDC, as indústrias terão uma redução de 60% nas operações financeiras. O custo do dinheiro cairá de 45% para 19% a 17% ao ano. A possibilidade de oferecer prazos mais longos de pagamento melhora a competitividade da indústria e pode representar aumento nas vendas e no faturamento. Outra possibilidade é a empresa ter também suas compras financiadas pelo mesmo prazo desde que seu fornecedor seja uma indústria do Paraná.
?O objetivo geral é fomentar o desenvolvimento das indústrias do Paraná. O fundo vai permitir que a indústria receba no dia da venda e o comprador pague em 180 dias?, acrescenta Rocha Loures, lembrando que sem o fundo, as indústrias oferecem prazo de pagamento de, no máximo, 45 dias.
Menor risco
O FIDC capta recursos de fundos de pensão e investidores qualificados ? pessoas físicas e jurídicas e começa a operar com um patrimônio de R$ 130 milhões.
O fundo recebeu da empresa de rating internacional Fitch Ratings a classificação AA para as cotas seniores e A+ para as subordinadas. A pontuação coloca o fundo da Fiep entre os de menor risco no mercado para o investidor. A escala da Fitch Ratings vai de 1 a 24. No caso do FIDC, as cotas seniores receberam a terceira melhor pontuação e as subordinadas, a quinta.
?É uma excelente classificação, que garante a confiabilidade e o baixo risco do produto?, afirma o presidente da Fiep, acrescentando que esta classificação deverá atrair muitos investidores.
Este é o primeiro fundo multicedentes e multisacados do Brasil lançado por uma Federação de Indústrias. Patrocinado pela Fiep, tem vários parceiros, o Rabobank, estruturador do FIDC, a Focus Finanças, co-estruturadora, e o Banco Bradesco, custodiante. O administrador é a Concórdia Corretora, do Grupo Sadia. Os outros parceiros são a Seguradora Mapfre, a Fitch Ratings, além dos escritórios jurídicos Freitas e Leite, Mattos Filho e Fbraz Advogados. A auditoria ficará a cargo da KPMG.
Para acessar o FIDC, as indústrias interessadas devem entrar em contato com a área de Captação e Fomento da Fiep pelos telefones (41) 3271-9550 ou 3271-9555. Ou pelo e-mail: lilian.batista@fiepr.org.br.