Cerca de 130 mil pessoas já passaram hoje pela manhã no Santuário Nacional, maior templo mariano do mundo e a segunda maior igreja católica, localizada na cidade de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, neste dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Nos quatro dias do feriado prolongado o número de fiéis deve chegar a 300 mil. A missa solene, iniciada às 10h, atraiu milhares de devotos da padroeira, que lotaram a Basílica. A missa foi celebrada por Dom Lonrenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil. Representantes do Papa acompanharam a cerimônia.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, foram convidados a fazer a leitura da missa. Também compareceu à cerimônia a cantora Maria Bethânia para interpretar canções dedicadas à Nossa Senhora Aparecida.

As festividades ao longo do dia serão encerradas com uma procissão rumo ao Porto de Itaguaçu, percorrendo 2,5 km até o local onde a imagem da santa foi encontrada. Este ano completa um século que a imagem, encontrada nas águas do rio Paraíba, teve a coroação autorizada pelo Papa Pio X.
continua após a publicidade

continua após a publicidade