Fiéis lotam a cidade de Aparecida no feriado da Padroeira

Aparecida, SP (AE) – Cerca de 145 mil pessoas visitaram o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida hoje, na festa da Padroeira do Brasil. O número de romeiros, ainda não oficial, foi divulgado pela assessoria de imprensa do Santuário.

A multidão chegou ainda de madrugada e por volta das 6h30 o pátio da basílica já estava lotado. Muitos queriam cumprir logo a promessa feita à santa: em pé ou de joelhos, percorriam a passarela, passavam pela imagem original, acendiam velas e assistiam à missa. Com os joelhos feridos, a mineira Patrícia Araújo chorava muito. Estava emocionada por percorrer de joelhos a passarela de 392 metros para agradecer à saúde da mãe, que ficou em Belo Horizonte (MG). "A dor não é nada perto da emoção que sinto agora; minha mãe está curada", dizia, em lágrimas.

Semelhante ao número de fiéis que estavam lá para cumprir promessas, a emoção dos devotos também era grande e os motivos, os mais diferentes. A professora Eloísa Helena dos Santos (FOTO) de São Pedro dos Ferros (MG), levou uma vela de 1 60m de altura para agradecer a Nossa Senhora por ter passado em um concurso público. Para a aposentada Carmem Lúcia da Silva, de Uberlândia (MG), a visita a Aparecida, era apenas mais uma que ela quer cumprir até o final de sua vida. "Fiquei oito anos sem andar por um erro médico e hoje estou aqui, normal, andando. Por este motivo, virei até o final da vida para agradecer", afirmou, diante do altar onde está a imagem achada pelos pescadores, em 1717.

Nas missas das 8h e das 10h era tanta gente que muitos se contentavam em assistir a celebração do lado de fora da igreja. "Está impossível entrar, mas eu rezo aqui mesmo, do lado de fora", se contentava a catarinense Luci de Oliveira, de 63 anos. Vestido de Homem Aranha, o animador de festa Antonio Cosme Gonçalves, 26, saiu de São Paulo para "agradecer à santa e comemorar o dia das crianças". Não parava de ser solicitado para fotos e atendia a todos com poses do personagem. "Sou devoto e achei melhor vir assim, como sempre trabalho". Durante todo o dia os fiéis enfrentaram um forte calor em Aparecida. No ambulatório da basílica, a equipe médica atendeu 450 pessoas, a maioria por queda de pressão e mau súbito.

Referendo e paz – Neste ano, a festa comemorou os 75 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil e os 50 anos do início da construção da igreja, mas a principal mensagem foi a de "cultivar a paz", como afirmou o arcebispo dom Raymundo Damasceno Assis. A missa das 10 horas foi assistida por 40 mil fiéis e teve a presença dos artistas Guilherme Arantes e Joanna. Autoridades como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, José Serra, ambos do PSDB, também assistiram à missa, no primeiro banco, ao lado de prefeitos da região do Vale do Paraíba. Como já é tradição, Alckmin fez a primeira leitura do Evangelho. Um dos momentos mais emocionantes da missa foi a chegada da imagem, levada e depois coroada por pescadores. Crianças também subiram ao altar central, com camisetas que formavam a palavra "paz".

A proximidade da festa com a data do referendo foi aproveitada pela Igreja Católica para divulgar sua posição, a favor da proibição da venda de armas no País. "Cada um deve pensar e decidir, mas a igreja pede que as pessoas votem no sim. Este ano a festa tem essa responsabilidade, de divulgar a paz e a paz sem armas", afirmou o padre Carlos da Silva. " Vou votar sim pois acho que este é um passo em direção à paz", afirmou Alckmin.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo