Fidel recepciona Lula no aeroporto em Cuba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta sexta-feira a Cuba, sendo recebido no aeroporto de Havana pelo líder cubano, Fidel Castro.

A decisão de Castro de receber o brasileiro no aeroporto foi considerada significativa, já que nem sempre o presidente cubano toma tal atitude.

Além de Fidel, receberam Lula o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que já estava em Cuba, e o embaixador brasileiro no país, Tilden Santiago.

A visita de Lula ao velho amigo Fidel Castro tem uma importância muito grande para o país caribenho.

Ela representa um apoio importante num momento em que antigos aliados como o escritor português José Samarago e a cantora argentina Mercedes Sosa, velhos amigos de Fidel retiraram o seu apoio, devido ao endurecimento da repressão à oposição cubana que culminou com o fuzilamento, em abril, de três condenados por crimes políticos.

O Brasil quer incentivar os investimentos brasileiros no país e também ajudar os cubanos a exportar para outros países. Um dos projetos prevê a modernização de usinas de açúcar para exportação via Brasil para terceiros mercados, fugindo do embargo econômico dos Estados Unidos, que atinge também empresas cubanas instaladas em outros países. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo