O presidente cubano, Fidel Castro, participou ontem, por telefone, do programa de rádio "Alô, Presidente!", que seu colega venezuelano Hugo Chávez apresenta diariamente. ?Vou ganhando terreno, sinto-me com mais energia?, disse Fidel durante a conversa de 25 minutos, referindo-se à lenta recuperação de uma cirurgia para frear uma hemorragia intestinal que o obrigou, em julho, a passar o poder em Cuba para seu irmão Raúl. ?Já me sinto mais forte e com mais tempo para estudar?, prosseguiu Fidel, de 80 anos. ?É isso que voltei a ser, um estudante.
?A todo o mundo, peço calma e paciência. Que todos estejam tranqüilos, o país (Cuba) marcha. Peço também tranqüilidade para mim, para poder cumprir as tarefas que me cabem neste momento?, afirmou o líder cubano. ?Ganhemos tempo, Fidel, e ganharemos a batalha pela vida?, respondeu Chávez. ?Estamos te ouvindo e muito felizes em te ouvir e saber de tua recuperação. Siga se recuperando.
Durante a conversa, Chávez mencionou que seu programa agora vai ao ar ?todos os dias? e foi interrompido por Fidel, em tom de brincadeira. ?Não me obrigue a fazer isso (participar do programa), pois tenho muito trabalho aqui?, disse o cubano. ?Que hora você dorme??, acrescentou.
Chávez afirmou ironicamente que, na América do Sul, ?estamos nos preparando para dar as boas-vindas a (George W.) Bush?. ?Vão lhes dar as boas-vindas com a organização de marchas e protestos com um espírito pacífico e respeitoso?, continuou Fidel.
Em meio ao diálogo, Fidel fez menção à queda registrada ontem na Bolsa de Nova York e outros temas do dia – aparentemente, num esforço planejado para deixar evidente que se tratava de uma conversação ao vivo, e não de uma gravação.