Fidel divulga nota e primeiras fotos desde afastamento

Em mensagem publicada no jornal estatal cubano Juventud Rebelde, o presidente de Cuba, Fidel Castro, prometeu lutar por sua saúde e afirmou que o país "continuará marchando perfeitamente bem". O líder cubano completa 80 anos hoje. A nota foi publicada com várias fotos do presidente cubano, as primeiras divulgadas desde que foi operado – razão pela qual, em 31 de julho, cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl Castro.

Em uma das imagens, o líder cubano mostra uma edição de sábado do Granma, o jornal oficial do Partido Comunista cubano. A agência de notícias Associated Press, que também distribuiu as fotos, informa não ser possível confirmar se o registro foi realmente feito ontem.

"A todos os que desejaram minha saúde, prometo que lutarei por ela", diz Fidel na mensagem divulgada pela versão digital da publicação. "Queridos compatriotas e amigos de Cuba e do resto do mundo, hoje, dia 13, cheguei aos 80 anos de idade", começa a mensagem do revolucionário, que, em alusão à sua saúde, declara que "dizer que a estabilidade objetiva melhorou consideravelmente não é inventar uma mentira".

Fidel, no entanto, diz que "afirmar que o período de recuperação durará pouco e que já não existe risco algum seria absolutamente incorreto". "Sugiro a todos que sejam otimistas e, ao mesmo tempo, estejam prontos para qualquer notícia adversa", acrescenta o líder cubano, que assegura que "o país marcha e continuará marchando perfeitamente bem".

Fidel Castro diz ainda que hoje, dia de seu aniversário, sente-se "muito feliz". Além disso, deseja "eterna glória" a seus companheiros de luta, "por resistir e vencer o império, demonstrando que um mundo melhor é possível".

O Juventud Rebelde publica quatro fotos de Fidel vestido com um casaco esportivo com as cores da bandeira cubana (branca, vermelha e azul). Em uma das fotos, Castro parece falar ao telefone.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo