Em caráter de urgência, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu alterar hoje algumas regras dos treinos classificatórios da Fórmula 1. Essas modificações já entrarão em vigor na próxima semana, quando será realizado o Grande Prêmio da França, a 11ª corrida da temporada.

continua após a publicidade

As duas primeiras partes dos treinos classificatórios (Q1 e Q2) continuam iguais. As mudanças só acontecerão na terceira parte (Q3), onde somente os dez melhores pilotos brigam pela pole. A partir de agora, as equipes só terão 15 minutos para concluírem a sessão (antes eram 20). Outro ponto acertado na reunião é o de que as equipes não poderão mais reabastecer os carros antes do início da Q3.

As pausas de uma sessão a outra também foram alteradas. O intervalo de 5 minutos entre as sessões Q1 e Q2 foi elevado para 7, enquanto de Q2 para Q3 subiu para 8. A FIA também decidiu mexer no tempo destinado para a troca de pneus antes da largada – ele diminuiu de 5 para 3 minutos.

As novas medidas da FIA tentam evitar que as equipes utilizem os primeiros dez minutos da sessão Q3 para "queimar" combustível na pista, deixando a briga pela pole position só para os últimos instantes dos treino.

continua após a publicidade