Curitiba é a primeira cidade brasileira a entrar no calendário do Campeonato Mundial de Automobilismo, da categoria Turismo – World Touring Car Championship- WTCC. A pista do Autódromo Internacional, em Pinhais, foi vistoriada nesta segunda-feira (23) pelo diretor do campeonato, Marcelo Lotti e pelo dirigente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Maurizio Bartolomei.

continua após a publicidade

O certificado de homologação do Autódromo deve sair dentro de um mês, mas a corrida, que acontece no dia dois de julho, já está garantida. "Todos os requisitos que interessam estão atendidos, e não há problemas para a etapa de Curitiba", afirma Lotti.

No autódromo, os dirigentes analisam as condições de segurança e a infra-estrutura geral. A vistoria da pista foi acompanhada pelo Secretário Municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann e pelo piloto curitibano da equipe italiana Alfa Romeo Augusto Farfus Júnior. Antes de Curitiba a corrida estava na Bélgica.

Segundo o diretor do campeonato, não foi apenas o autódromo que definiu a vinda da etapa para a capital paranaense. A qualidade de vida e as condições da cidade impressionaram os dirigentes da FIA.

continua após a publicidade

"Ficamos entre São Paulo e Curitiba. Nos decidimos por Curitiba por ser uma cidade bastante ativa, que tem visão de futuro, e porque o município respondeu muito bem ao evento", disse Lotti. "A escolha foi justa", concluiu.

Todas as secretarias do município estarão direta ou indiretamente envolvidas na promoção e realização do WTCC. "Curitiba tem méritos suficientes para receber um dos eventos mais importante do automobilismo mundial, que vai ajudar a projetar a cidade e trazer divisas para a sociedade", afirmou o secretário Raul Plassmann.

continua após a publicidade

O WTCC é um dos três eventos reconhecidos pela FIA, e o mais importante depois da Fórmula Um. O calendário 2006 prevê dez corridas, a primeira em abril, na cidade italiana de Monza. Curitiba será a 5ª etapa da competição, que deve ter entre 30 a 35 carros. Honda, Ford, Alfa Romeo, BMW e Ford são algumas das 14 montadoras que participam do WTCC. As inscrições começam daqui a duas semanas.

Prata da Casa

A etapa de Curitiba será especial para Farfus, que depois de oito anos volta a correr em casa. A última participação do piloto em Pinhais foi em 98 numa corrida de Kart. "É minha primeira corrida no Autódromo Internacional de Curitiba, e com certeza vou me esforçar bastante para vencê-la", falou o Piloto.

Com 22 anos, Farfus vai para seu terceiro ano como piloto do WTCC, e é o único brasileiro na competição. No ano passado ficou em quarto lugar na colocação geral. E para essa temporada espera ficar entre os três primeiros.