O porta-voz do Palácio do Planalto, Alexandre Parola, confirmou hoje os contatos entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e o PT. Segundo ele, o presidente “manteve comunicação telefônica com o deputado José Dirceu (presidente do PT)” e a conversa entre os dois “versou, exclusivamente, sobre declarações do sr. Luiz Inácio Lula da Silva (candidato da Coligação Lula Presidente) sobre a evolução do dólar”.
Foi Lula que informou, sexta-feira (20), que procuraria o presidente para saber dos motivos das sucessivas subidas do dólar frente ao real, uma vez que considerava que não era o “fator eleitoral” que estava provocando essa alta. Lula sugeriu que, se fosse o caso, o presidente deveria, novamente, reunir os candidatos a presidente.
Sobre esta preocupação do candidato petista, o porta-voz prosseguiu: “Do ponto de vista do governo sobre o dólar, o assunto já foi esclarecido pelo presidente do Banco Central (Armínio Fraga). Dessa forma, não parece haver necessidade, seja de esclarecimentos especiais seja de novas reuniões com candidatos à Presidência, conforme noticiado em alguns órgãos de imprensa”.
Parola falou ainda sobre a possibilidade de um convite que o presidente faria ao sucessor para que ele o acompanhe em viagens internacionais. “Efetivamente, o presidente entende que se for julgado de proveito e caso o presidente eleito esteja de acordo, não haveria razão para que isso não ocorresse. Depois, é preciso que se configure que a viagem é de interesse do presidente e aí o presidente faria o convite. Fernando Henrique mostrou-se predisposto a que isso venha ocorrer. Mas não há nada concreto. Só disposição.”