O presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje, em seu programa de rádio ?Palavra do Presidente?, que a maior mudança realizada por seu governo ocorreu na educação. ?Chegamos perto de realizar um sonho: o sonho de colocar todas as crianças na escola?, afirmou Fernando Henrique, comemorando a matrícula de 97% das crianças de 7 a 14 anos. Ele destacou também a redução da taxa de analfabetismo na década de 90, de 20% para 13% da população.
Suspenso durante a campanha eleitoral, o programa de rádio do presidente voltou ao ar hoje. Fernando Henrique quer aproveitar seus últimos programas – mais seis ou sete – para destacar os feitos de seus oito anos de governo. O presidente comemorou o crescimento na taxa de matrícula no ensino médio, que aumentou 102% entre 1994 e 2002. ?Mais crianças na escola, menos jovens na porta do vício e do crime?, disse ele.
Lembrando sua condição de professor, Fernando Henrique disse que investimentos em programas como o Bolsa-Escola, a distribuição de merenda e a veiculação de material didático pela ?TV Escola? foram decisivos para melhorar o ensino no País. O Bolsa-Escola, segundo ele, já atende 8,7 milhões de crianças, pagando entre R$ 15,00 e R$ 45,00 mensais às famílias com filhos matriculados e freqüentando as aulas.
Fernando Henrique destacou também os efeitos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que redistribui verbas da União, Estados e municípios, de acordo com o número de alunos na rede pública. ?O salário do professor melhorou com a criação do Fundef?, disse o presidente.